117. Literatura de cordel em um contexto escolar: um recurso pedagógico para o Centro Educativo Maria de Lourdes Assunção

Autores

  • BARROS, Maria dos Remédios Andrade Ribeiro (UEMS)
  • ABRÃO, Daniel (UEMS)

Resumo

     Literatura de Cordel, sendo uma literatura popular, escrita através de versos em folhetos, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, que tem como marca histórica a oralidade. Essa pesquisa visa ressaltar a importância, para o docente da Literatura, a Cordel como um recurso pedágogico em diferentes disciplinas, mas de forma mais eficaz nos estudos da Língua Portuguesa, a ser implantado nas séries finais do Ensino Fundamental do Centro Educativo Maria de Lourdes Assunção na cidade de Piripri-PI. Apartir de uma  análise blibliográfica de autores que trabalham o tema, este estudo servirá de apoio estrutural como uma proposta de ensino a ser utilizada na implatação da Literatua de Cordel na escola, afim de direcionar e instigar o uso frequente desse gênero discursivo. Nessa pesquisa, verificou-se que a Literatura de Cordel está cada dia mais sendo aceita nas escolas e expandindo o conhecimento da Língua materna, mas que precisa sofrer um processo de organização estrutural, como a organização de um material pedagógico a ser utilizado, sendo um dos pontos negativos a falta de material nas escolas para servirem de pesquisa da Literatura de Cordel.

Palavras-chave:

Cordel. Língua. Literatura.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos