125. Metodologias participativas e uso de ferramentas digitais na educação superior: valorização do prazer e saber na produção acadêmica

Autores

  • ALMEIDA, Jaqueline Maria de (UENF)
  • SILVA, Moacir dos Santos da (UENF)

Resumo

     Apresenta-se no artigo a experiência vivenciada na disciplina Português Instrumental II, na Universidade Estadual do Norte Fluminense, e o ensino por metodologias participativas em consonância ao modelo de Ensino Híbrido (EH), imprescindível nos dias atuais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, sustentada na teoria da Linguística Textual, a qual tem por objeto de estudo o texto verbal e não verbal, de acordo com os pressupostos de Koch (2003; 2007), Elias (2011), Marcuschi (2008), Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018). O intuito da proposta era que o aluno, após entendimento dos conceitos acerca de intertextualidade, exibisse, de acordo com sua escolha, dois ou três textos que dialogassem entre si e apresentassem convergências direta ou indiretamente. O trabalho foi estruturado com base em pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo com a apresentação de textos diversos, de gêneros diferentes que dialogavam entre si, como propagandas, tiras, charges, contos, textos de capas de revistas, dentre outros. Foram realizados debates e reflexões sobre aspectos gramaticais e linguísticos como intertextualidade, coesão, coerência, pragmática, textualidade, discurso, adequação, situacionalidade e inferência. Os 80 (oitenta) alunos da turma foram organizados em 23 (vinte e três) grupos. Desenvolveram-se trabalhos com temáticas diversas. A forma como os alunos absorveram e implementaram as ideias demonstrou valorização da cooperação entre pares bem como preocupação com as questões sociais e culturais. Em todos os momentos durante as apresentações houve interação, integração e respeito ao discurso do outro, mesmo com as divergências de ideias em alguns momentos.

Palavras-chave:

Intertextualidade. Linguística textual. Metodologias participativas.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos