130. Multiletramentos e ensinagem de línguas adicionais: uma proposta de sequência didática em Curso de Língua Inglesa e Espanhola

Autores

  • BARROS, Aline das Graças Monteiro Miranda (UENF e IFF)
  • CASTRO, Ana Paula de (IFF)
  • LUZ, Fernanda Soares (IFF)
  • LIMA, Rafaela Sepulveda Aleixo (UENF e IFF)

Resumo

     A crescente utilização de recursos tecnológicos e digitais, principalmente em virtude da pandemia da Covid-19, tem possibilitado novos percursos na ensinagem de línguas adicionais (ANASTASIOU, 2005; LEFFA; IRALA, 2014). Recursos tecnológicos digitais como o Padlet abrem caminho para construção de materiais multimodais ao permitir a inserção de diferentes modos e recursos semióticos, provocando um redesign da aprendizagem (COPE; KALANTZIS, 2005) e da avaliação como processos contínuos. Assim, essa multiplicidade torna a ensinagem de línguas adicionais mais crítica em múltiplos contextos de comunicação cruzando fronteiras culturais e linguísticas através de diferentes modos, possibilitando conexões que também ajudam os alunos a construir significados por meio da língua.

Palavras-chave:

Multiletramentos. Padlet. Línguas Adicionais.

Downloads

Publicado

29-12-2021

Edição

Seção

Artigos