14. Análise de détournement no hipertexto digital

Autores

  • ALMEIDA, Sandy Tavares de (UESB)
  • PEREIRA, Márcia Helena de Melo (UESB)
  • PRADO, Anne Carolline Dias Rocha (UESB)

Resumo

     A partir da necessidade de análises voltadas às novas formas de interação propiciadas pela ascensão das mídias digitais, nos últimos anos, e tendo em vista as particularidades linguísticas, discursivas e sociais dos textos que nesse contexto sociocomunicativo emergem, temos por intuito, neste trabalho, analisar a ocorrência do détournement – uma das categorias dos diferentes tipos de intertextualidade, de acordo com Koch, Bentes e Cavalcante (2012) – em Tweets, gênero (hiper)textual digital produzido no Twitter, rede social de uso amplo e de grande alcance no mundo inteiro. A fim de empreendermos nossa investigação, elegemos diferenciados perfis na referida plataforma e selecionamos alguns de seus tweets, por meio do uso da ferramenta de captura de tela do Windows 10. Nossa base teórica está assentada nos pressupostos de Koch, Bentes e Cavalcante (2012) acerca do fenômeno da intertextualidade e suas diferentes classificações; nas considerações de Bakhtin (2016) sobre os gêneros discursivos; na caracterização de Azevedo, Pereira e Ayres (2021) acerca do gênero tweet e nos pressupostos de Xavier (2009) referentes ao hipertexto. Observamos que o détournement é um tipo de intertextualidade que também se manifesta nos tweets e produz efeitos de sentidos diversos, os quais perpassam o humor, a ironia, além de outros propósitos de cunho, muitas vezes, militantes. Entendemos, com esta pesquisa, que o trabalho com as formas digitais, hipertextuais e intertextuais de comunicação pode propiciar, em sala de aula, experiências mais críticas e participativas, elevando a prática de leitura e de escrita de textos a um nível social e, não, meramente escolar.

Palavras-chave:

Détournement. Hipertexto. Intertextualidade.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos