15. Análise discursiva de enunciado de ódio nas redes sociais

Autores

  • ANDRADE, Francisca Veronica Feitosa (UFT)
  • GOUVÊA, Elda Hipólito Simiema (UFT)
  • SANTOS, Janete Silva dos (UFT)
  • ASSIS, Lúcia Maria de (UFT)

Resumo

     Este artigo analisa o discurso de ódio relacionado ao racismo e à violação dos direitos humanos nas redes sociais. A análise desse fenômeno discursivo se dá a partir da mobilização dos conceitos de formação discursiva e formação ideológica inerentes à Análise do Discurso Francesa. Interessa-nos o enunciado: “A gente mata ela e entra o suplente, que é branco”, veiculado no site Brasil de Fato São Paulo (SP), em 18 de novembro de 2020. Como aparato teórico-metodológico, valemo-nos das concepções de Orlandi (2005; 2012) e Pêcheux (1971; 1993; 2006), dentre outros, que subsidiam as reflexões propostas neste estudo. Os resultados da análise reiteram que a violência simbólica, dada a expansão das relações nas mídias sociais, é um grande desafio na sociedade contemporânea, tão grave quanto à violência física, pois provoca desconforto emocional e, muitas vezes, causa danos psicológicos irreparáveis.

Palavras-chave:

Discurso de ódio. Formação discursiva. Formação ideológica.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos