28. Desenvolvimento da linguagem sobre os aspectos fonológico, semântico, morfossintático e pragmático de 2 a 3 anos

Autores

  • WILLIAM, Elizabeth Matilda Oliveira (UENF)
  • DENUCCI, Moniki Aguiar Mozzer (UNIFLU)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)
  • MOREIRAS, Leonard Barreto (UFF-Macaé)

Resumo

     A linguagem apresenta um desenvolvimento gradual, respeitando suas etapas de maturação, sendo influenciada e estruturada pelas relações com o meio em que a criança está inserida. Essas etapas, embora não possam ser tomadas como regra no desenvolvimento de todas as crianças, podem servir como indícios e parâmetros a respeito da evolução da comunicação durante a infância. O presente trabalho teve como objetivo visualizar o desenvolvimento da linguagem, considerando os aspectos fonológicos, semânticos, morfossintáticos e pragmáticos. Realizou-se como metodologia um levantamento bibliográfico, a partir do qual foram analisados elementos teóricos que abordam o tema de pesquisa. Chegando ao término do trabalho, concluímos que os aspectos do desenvolvimento da linguagem (fonologia, semântica, morfossintaxe, pragmática) de 2 a 3 anos são extremamente importantes para a efetividade da comunicação, sendo relevantes na até para as habilidades que comportam as funções da leitura e escrita, as quais surgem após o fechamento linguístico. Sendo assim, a consciência fonológica deve ser vista como uma ferramenta facilitadora para a aquisição da escrita e precisa ser explorada em atividades (jogos, leitura e exploração de textos rimados, entre outras) desde a Educação Infantil.

Palavras-chave:

Aspectos. Infância. Linguagem.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos