30. Do Schola Aquitanica (1583) ao racionalismo iluminista: ensino de Latim, do Humanismo Cristão ao período secular na França

Autores

  • SANTOS, Melyssa Cardozo Silva dos (UFF)
  • KALTNER, Leonardo Ferreira (UFF)

Resumo

     É objetivo de nossa comunicaçãoé debater, a partir dos fundamentos teórico-cul-turais da disciplina de Historiografia da Linguística (HL), o ensino de Latim em dois contextos históricos na França: o renascimento e o iluminismo secular. Para tal intento, nos valemos da análise da octavus ordo (oitava classe) da obra Schola Aquitanica (VINET, 1583), que pressupunha o estudo das cartas de Cícero, no original, em contraste com o pensamento iluminista francês no ensino de Latim, que tinha por pressuposto o ensino vinculado à tradução, conforme o pensamento linguístico Du Marsais. A passagem de um período histórico ao outro denota uma diferença de abordagem do pensamento linguístico no ensino da língua latina, como apresentaremos.

Palavras-chave:

Língua Latina. Schola Aquitanica. Historiografia da Linguística.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos