45. Multiletramentos na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das propostas do Grupo Nova Londres e seus reflexos na BNCC de Língua Portuguesa

Autores

  • AMORIM, Marina Martins Pinchemel (UESB)
  • PEREIRA, Márcia Helena de Melo (UESB)

Resumo

     Em face das discussões sobre letramento na década de 1990,uma reunião de pesquisadores intitulados como Grupo Nova Londres (2021 [1996]) lançou o manifesto que inaugurou a proposta de ensino de multiletramentos, que apresenta três principais aspectos: multissemiose, multiculturalidade e multilinguagem, na perspectiva de que o estudante seja preparado para se desenvolver em diferentes domínios da existência.Com a expansão desses estudos, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) se apropriou da perspectiva dos multiletramentos, citando-a em diferentes seções do documento.Diante do cenário exposto, este trabalho tem o objetivo de analisar como a BNCC nível Ensino Médio incorpora o termo “multiletramentos” na seção de Língua Portuguesa, tendo em vista a Pedagogia dos Multiletramentos. Para tanto, baseamo-nos nos estudos de Hissa e Sousa (2020), Pinheiro (2021), Tilio (2021) e fizemos uma pesquisa de cunho bibliográfico, traçando uma análise qualitativa, a fim de confrontar os dois textos citados. Concluímos que a Base centraliza os multiletramentos no contexto da tecnologia digital, desconectando essa pedagogia de outros dois aspectos primordiais levantados pelo Grupo Nova Londres: a multiculturalidade e a multilinguagem.

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular. Ensino de língua portuguesa.. Pedagogia dos Mutiletramentos.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos