45. Multiletramentos na Base Nacional Comum Curricular: uma análise das propostas do Grupo Nova Londres e seus reflexos na BNCC de Língua Portuguesa

Autores

  • AMORIM, Marina Martins Pinchemel (UESB)
  • PEREIRA, Márcia Helena de Melo (UESB)

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino de língua portuguesa., Pedagogia dos Mutiletramentos.

Resumo

     Em face das discussões sobre letramento na década de 1990,uma reunião de pesquisadores intitulados como Grupo Nova Londres (2021 [1996]) lançou o manifesto que inaugurou a proposta de ensino de multiletramentos, que apresenta três principais aspectos: multissemiose, multiculturalidade e multilinguagem, na perspectiva de que o estudante seja preparado para se desenvolver em diferentes domínios da existência.Com a expansão desses estudos, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) se apropriou da perspectiva dos multiletramentos, citando-a em diferentes seções do documento.Diante do cenário exposto, este trabalho tem o objetivo de analisar como a BNCC nível Ensino Médio incorpora o termo “multiletramentos” na seção de Língua Portuguesa, tendo em vista a Pedagogia dos Multiletramentos. Para tanto, baseamo-nos nos estudos de Hissa e Sousa (2020), Pinheiro (2021), Tilio (2021) e fizemos uma pesquisa de cunho bibliográfico, traçando uma análise qualitativa, a fim de confrontar os dois textos citados. Concluímos que a Base centraliza os multiletramentos no contexto da tecnologia digital, desconectando essa pedagogia de outros dois aspectos primordiais levantados pelo Grupo Nova Londres: a multiculturalidade e a multilinguagem.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos