61. Pierre Levy e Cibercultura: novas perspectivas de ensino e de construção de gramáticas na Educação Básica

Autores

  • MACHADO, Eliane Miranda (UFT)
  • OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de (UFT)

Resumo

     A presente pesquisa analisa as contribuições de Pierre Levy, por meio das discussões acerca da cibercultura no espaço educacional, enquanto possibilidades metodológicas para a reconstrução das práticas de ensino de língua materna na educação básica. Essas discussões verificam ainda a construção de gramáticas nessa nova perspectiva de ensino, considerando aqui as novas nuances de leitura e escrita, inerentes aos recursos tecnológicos que moldam o ensino e demarcam novas possibilidades de interação com o texto. Para o desenvolvimento da pesquisa, optou-se pelo método bibliográfico, de caráter descritivo, pautado em teóricos que coadunam com a proposta de inclusão de tecnologias no espaço da sala de aula, com a inserção dos alunos na teia de construção de saberes. Dessa maneira, a partir das discussões apresentadas foi possível constatar que as tecnologias digitais podem dinamizar as aulas, assim como apresentar novas perspectivas para o ensino de língua materna.

Palavras-chave:

Cibercultura. Ensino. Construção de Gramáticas.

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Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos