67. Tecnologias na educação: perspectivas conceituais e discursivas da evolução do ensino

Autores

  • LIMA, Luís Alberto Libânio (IFTO)
  • FEITOZA, Marcondes Coelho (IFAM)
  • SILVA, Marcone Pereira da (IFPA)
  • SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da (IFTO e UFT)

Resumo

     Este artigo apresenta perspectivas conceituais e discursivas na evolução do ensino, considerando as tecnologias na sociedade. Observa-se que o avanço tecnológico promoveu alterações em nosso meio social, no comportamento humano e no processo de ensino e aprendizagem. Objetivou-se analisar os discursos e conceitos acerca da influência da tecnologia nas escolas e na postura de professores e estudantes. Metodologicamente, baseou-se na revisão bibliográfica, nas considerações pragmáticas e nos recortes de postagens nas redes sociais. Dentre os resultados obtidos, demonstra-se que os constantes desenvolvimentos tecnológicos modificam e promovem novas culturas e novas integrações nas instituições, o que não seria diferente na escola e no processo educacional, que também se configura como um processo de comunicação.

Palavras-chave:

Conceitos. Tecnologia. Concepções discursivas.

Downloads

Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos