76. Whatsapp: ferramenta exitosa para o ensino remoto da língua portuguesa

Autores

  • NICHIDA, Mirian (IFTO)
  • SOUSA, Paula Jucá de (IFTO)
  • RODRIGUES, Fernando Morais (IFTO)

Resumo

     Neste contexto de pandemia do Covid-19, onde o ensino e aprendizagem mais do em qualquer época vivida, a internet é a grande âncora para manter a engrenagem da educação. De forma que, neste relato de experiência, o WhatsApp se tornou uma ferramenta viável e acessível para a aprendizagem da língua portuguesa. Cope e Kalantzis (2015; 2020) aponta meios de desenvolver os Multiletramentos por meio da tecnologia, do letramento digital, do ensino por design, através da multimodalidade para a produção de quadrinhos para esse trabalho. No aplicativo de mensagens, se desenvolveu atividades e avaliações da disciplina mencionada na turma de agrimensura, do primeiro ano do Ensino Médio Integrado para o 2º bimestre/2020, no Instituto Federal do Tocantins (IFTO), do campus Palmas. Assim, enfrentamos desafios sociais e econômicos, de um novo jeito, reinventando a maneira de viver, lutando para nos manter exercitando a mente, dando continuidade ao processo de aprendizagem. Diante desse panorama, os autores acima propõem uma aprendizagem engajada, participativa para favorecer o ensino/aprendizagem. De modo que se promoveu uma maneira fácil de acessibilidade, assim, pode-se obter uma experiência exitosa para os discentes. Da turma em questão, analisando de forma qualitativa, 86,3% dos alunos(as) executaram a atividade avaliativa formativa colaborativa, os demais apresentaram fatores de impedimento pela localidade ou financeiro.

Palavras-chave:

Aprendizagem. Multiletramentos. Língua portuguesa.

Downloads

Publicado

03-06-2022

Edição

Seção

Artigos