15. Literatura digital – outros modos de ler

Autores

  • EVANGELISTA, Emanuelle da Silva (UNEB)
  • GONÇALVES, Luciana Sacramento Moreno (UNEB)

Resumo

     Na contemporaneidade, presencia-se o avanço das tecnologias em todos os ambientes, inclusive na escola com o uso de lousa digital, jogos interativos, realidade ampliada; tecnologias digitais utilizadas para proporcionar uma interação maior entre o educando e a realidade investigada, alterando assim a forma de conhecer o mundo, construir saberes e também de acessar a literatura. Ou seja, a partir dos vários e inovadores recursos de comunicação, a criação artística torna-se mais diversa, dinâmica e coletiva, o que possibilita a constituição de redes interativas entre artistas e leitores, estabelecendo uma nova forma de acessar a obra literária, através do ambiente virtual, em que não é necessária uma presença “física” dos envolvidos possibilitando novas vivências. Esta pesquisa de caráter bibliográfico, visa analisar a amplitude que a escrita literária adquire no projeto Minicontos Coloridos presente no site do Movimento Literatura Digital para tanto, dialoga-se com HOLLANDA (2009), HORELLOU-LAFARGE; SEGRÉ (2010), FIGUEIREDO (2017), LIMA (2019), OLINTO (2002), REZENDE (2013) e SARTRE (2004). Como resultado, observa-se a expansão da palavra, que se torna múltipla de usos e sentidos; o alargamento das fronteiras espaço-temporais, que inaugura uma literatura denominada digital; a alteração nos papeis desempenhados pelo leitor e pelo autor na cultura digital e os desafios que a literatura digital precisa enfrentar como a formação do leitor literário.

Palavras-chave:

Literatura digital. Mídias digitais. Formação do leitor literário.

Downloads

Publicado

10-07-2023

Edição

Seção

Artigos