08. Autismo: a linguagem pragmática no ambiente escolar

Autores

  • DIAS, Fabrizia Miranda de Alvarenga (UENF)
  • RODRIGUES, Daniele Fernandes (UFF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UENF)

Resumo

     O Autismo tem sido estudado em suas mais variadas vertentes. No entanto, há um número reduzido de estudos voltados para as dificuldades nas concepções pragmáticas no ambiente acadêmico, principalmente, no que tange a compreensão, pelos autistas, dos enunciados em sua forma literal. A linguagem pragmática é aquela que analisa o contexto todo, não se limitando apenas a uma abordagem denotativa, mas sim uma abordagem conotativa, buscando compreender as entrelinhas do discurso. Dessa forma, esta pesquisa visa demonstrar o impacto da linguagem pragmática nas relações de pessoas autistas no ambiente escolar. Este estudo é de cunho qualitativo, pautado na revisão bibliográfica, com autores que dialogam sobre a temática proposta.

Palavras-chave:

Autismo. Escola. Linguagem Pragmática.

Downloads

Publicado

10-07-2023

Edição

Seção

Artigos