12. Importância da formação continuada e do uso do lúdico como estratégia inovadora na disciplina de Língua Portuguesa

Autores

  • AMIL, Rodrigo da Costa (UFF)
  • SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de (UFF)

Resumo

     As constantes mudanças sociais e tecnológicas contribuem de forma direta para a reformulação do cenário acadêmico, exigindo dos profissionais dessa área uma maior capacitação em termos de ensino e aprendizagem. Em vista disso, a formação contínua de professores de Português facilita o surgimento de novas ferramentas de ensino que ajudam a promover uma aprendizagem mais promissora, mantendo-se alinhada às condições atuais. Dessa forma, teve-se como objetivo principal analisar a formação pedagógica em português numa perspectiva inovadora como caminho para a construção de saberes docentes e estratégias de ensino lúdicas. Para isso, teve-se como metodologia a seleção e análise de estudos publicados em periódicos de alto impacto como Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Web of Science e Google Acadêmico em um recorte temporal de 2017 a 2022. Os resultados demonstraram que a formação continuada em um contexto educacional para o ensino de português se apresenta como recurso indispensável para a formulação de novas estratégias de ensino que atendam as diferentes atualizações do meio social, tecnológico e académico. Trazendo como resultado que investir na formação continuada dos professores é fundamental para a construção do conhecimento dos alunos. Isso ocorre porque, embora os alunos tenham acesso a uma riqueza de conteúdo por meio da Internet e dos livros, as escolas continuam sendo a principal fonte de aprendizado.

Palavras-chave:

Português. Ensino lúdico. Formação continuada.

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Publicado

10-07-2023

Edição

Seção

Artigos