20. Os textos literários infantis como recurso para aprendizagem de crianças hospitalizadas: um breve estudo bibliográfico

Autores

  • BARROS, Carina Florentino de (UFF)
  • BARROS, Caroline dos Santos Florentino de (IFF)

Resumo

     Os textos literários infantis podem ser importantes para o desenvolvimento da aprendizagem da criança. Eles podem estimular o prazer pela leitura, contribuir para a apropriação da linguagem escrita e oral, desenvolver a atenção e a memória, além de apresentar diferentes tipos de emoções por meio das diversas experiências. A imaginação, a criatividade e o senso crítico também podem ser explorados com o contato com a literatura infantil. Partindo disso, a criança que se encontra hospitalizada, além de manter o foco em sua recuperação, tem o direito de ter sua aprendizagem, de forma ampla, garantida. Para tal, os textos literários infantis podem se tornar importantes recursos para consolidar o elo entre educação e saúde, de forma a garantir experiências significativas pelo mundo da fantasia e do letramento.  Nessa perspectiva, o presente trabalho tem o objetivo de verificar como as publicações acadêmicas recentes têm abordado a utilização dos textos literários como recurso para a aprendizagem de crianças hospitalizadas. Como percurso metodológico, efetuou-se um levantamento de artigos publicados entre os anos de 2012 e 2022 realizando-se uma pesquisa sistematizada nas bases de dados Scielo e Google Acadêmico. Foram utilizados critérios de inclusão e exclusão para selecionar os trabalhos mais relevantes de acordo com o tema. Ao final da análise dos textos, propõe-se uma reflexão a partir dos principais resultados obtidos pela pesquisa.

Palavras-chave:

Aprendizagem. Crianças hospitalizadas. Textos literários infantis.

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Publicado

10-07-2023

Edição

Seção

Artigos