27. Uma perspectiva inclusiva do ensino de gêneros textuais multimodais para pessoas com deficiência visual

Autores

  • COUTINHO, Alexsandra de Holanda Giovanini (Instituto Benjamin Constant)

Resumo

     A concepção da linguagem é integrada ao corpo. Por isso, se uma pessoa tiver alguma deficiência impedindo-a de interagir com o meio, certamente a compreensão e aquisição da linguagem estarão comprometidas. Se a pessoa com DV utilizar o mesmo material didático que a pessoa vidente, aquela não terá a mesma condição de compreender um texto multimodal como esta. Para manter o princípio da equidade, a pessoa com deficiência deveria ter o material adaptado às suas especificidades. Como ela teria acesso às imagens dos textos não verbais ou multimodais considerando que os materiais didáticos devem estimular os sentidos remanescentes para facilitar a aprendizagem de maneira autônoma e participativa? Este trabalho considera a hipótese de que pessoas com deficiência visual, privadas da experiência visual, da imagem, podem compreender um texto multimodal através dos sentidos remanescentes. Dessa forma, é preciso pensar em materiais didáticos que lhes promovam igualdade de condições e oportunidades para essa compreensão.

Palavras-chave:

Inclusão. Multimodalidade. Deficiência visual.

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Publicado

10-07-2023

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Seção

Artigos