264. Vantagens e desvantagens do ensino híbrido no pós-pandemia: acontecimento discursivo e enunciativo

Autores

  • COLARES, Maria Sueneide da Silva (SEMED-TO)

Resumo

     O presente texto ocupa-se em compreendermos se a modalização do ensino híbrido, no pós-pandemia da Covid-19, constitui-se como um acontecimento discursivo ou enunciativo, ancorado na materialidade discursiva de documentos navegadores encontrados na mídia, durante a pandemia e na volta às aulas 50% presenciais. A pesquisa situa-se no campo do discurso educacional e, teoricamente, sustentado na Análise de Discurso (doravante, AD) na linha francesa. Buscamos uma sustentação teórica, na AD, nos possíveis diálogos em Michel Pêcheux (2008); Orlandi (1987); Furlanetto (2015); Godinho e Garcia (2016); Base Nacional Comum Curricular (BNCC); Portaria nº 882, publicada no D.O.U. de 26 de outubro de 2020, e outros. Analisamos os excertos enunciativos identificados nas vantagens e desvantagens do ensino híbrido no pós-pandemia; compreendemos que os professores e os alunos tiveram que reinventarem numa prática de aulas on-line eatividades home office, esses se viram diante de uma inovação e desafios, dos quais, não estavam pouco ou nada preparados. Enunciados como esses serviram de critérios para o ponto de encontro de uma nova realidade, um acontecimento discursivo que permitiu uma inscrição do acontecimento histórico no interdiscurso.

Palavras-chave:

Inovação educacional. Letramento tecnológico. Práticas discursivas.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos