Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Edições anteriores
Edições anteriores a 2019
Chamada
Normas
Compre
Adesão ao CiFEFiL
Notícias
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Declaração de Direitos Autorais
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 26 n. 78 Supl. (2020)
v. 26 n. 78 Supl. (2020)
Publicado:
29-12-2020
Editorial
Editorial
Editor-Chefe da RPh
32-3
PDF
Artigos
01. A afro-brasilidade em sala de aula: por uma educação antirracista
DUMANI, Juliano. PRATES, Cristina
34-51
PDF
02. A aplicação de aulas práticas no ensino de Ciências e Biologia: uma análise crítica
SILVA, Luciana de Oliveira. SALES, Roberta Aparecida de. ANJOS, Enderson Tadeu de Assis dos
52-63
PDF
03. A autonomia feminina nos poemas “Aviso da lua que mestrua” e “Safena”, de Elisa Lucinda
DIAS, Brenda da Silva. SILVA, Luana Gonçalves da. PIRES, Rute Maria Chaves
64-73
PDF
04. A BNCC e o ensino da Língua Portuguesa – reflexões sobre estratégias, metodologias e mídias digitais
SILVA, Moacir dos Santos da. MOURA, Sérgio Arruda de
74-83
PDF
05. A Cartinha com os preceitos e mandamentos da Santa Madre Igreja, de João de Barros (1539), sob a ótica da
TEIXEIRA, Viviane Lourenço
84-96
PDF
06. A Classe Média de gramática nos colégios da Companhia de Jesus: uma análise do pensamento linguístico jesuítico
LOPES, Janaina Fernanda de Oliveira
97-108
PDF
07. A contextualização histórica das deficiências no Brasil: a linguagem que perpassa a todos
LESSA, Thamires Gomes da Silva Amaral. FRAGA, Aline Guerra Manssour. LIONE, Viviane de Oliveira Freitas
109-25
PDF
08. A cultura francesa aos olhos de dois portugueses: Eça de Queiroz e José Soares da Cunha e Costa
PINHO, Francine Nogueira Lamy Garcia. MARTÍNEZ, Silvia Alicia
126-41
PDF
09. A desnaturalização do preconceito étnico-racial na escola: caminhos possíveis
RAMOS-LOPES, Francisca. COSTA jÚNIOR, João Batista da
142-57
PDF
10. A diferenciação do agente em documentos do século XIX
BRITO, Patrick Pereira Campos. NAMIUTI, Cristiane. SANTOS, Jorge Viana
158-70
PDF
11. A dupla chama: o amor e o erotismo na construção poética contemporânea
FREITAS, Elder Gonçalves. RAMÍREZ, Iris Anita Fabián
171-87
PDF
12. A educação escolar indígena krahô na aldeia Capitão do Campo
KARAJÁ, Raquel Palmeira de Oliveira. KARAJÁ, Adriano Dias Gomes. ALBUQUERQUE, Francisco Edviges
188-201
PDF
13. A formação de novos alunos escritores no contexto digital
OLIVEIRA, Ana Carolina Alves de Lima. MATEUS, Andrea Martins Lameirão
202-17
PDF
14. A gamificação como recurso pedagógico no incentivo à leitura infantil
PINHO, Pablo Mozer de. PINHO, Giulia Silva de Almeida
218-25
PDF
15. A Grammatica portugueza, de Júlio Ribeiro, à luz da Historiografia Linguística
MELO, Cleide
226-40
PDF
16. A imagem da mulher em anúncios de cerveja: um estudo semiótico
PEREIRA, Larissa Silva
241-9
PDF
17. A importância da produção textual nas aulas de Língua Portuguesa: a escrita como processo de construção de sentidos
LOPES, Claudia Lucia Coelho. GOMES, Davi Pereira. MELO, Márcio Araújo de
250-62
PDF
18. A importância do contexto sociocultural para a adequação da língua escrita à concordância verbal de 3ª pessoa do plural
DUARTE, Eliara Rodrigues. SOUSA, Valéria Viana
263-73
PDF
19. A importância do ensino de oralidade no processo de alfabetização
FREITAS, Raquel França. SOUZA, Sonia Maria da Fonseca. LUQUETTI, Eliana Crispim França
274-84
PDF
20. A importância do trabalho com gêneros permeados pelo tipo textual narrativo para o desenvolvimento da oralidade na Escola Básica
VIEIRA, Miliane Moreira Cardoso. FACUNDES, Juliana Leal
285-305
PDF
21. A individuação: uma reflexão ontológica acerca da língua em meio às noções de forma e informação
JARDIM, Carlos Eduardo Herculano. OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de
306-19
PDF
22. A legitimação do constructo do falante nativo no processo de comoditização da língua inglesa
SILVEIRA, Allan Cordeiro da
320-38
PDF
23. A leitura do texto imagético nas aulas de língua portuguesa
CARNEIRO, Felipe Gonçalves. CARMO, Andreia Nascimento
339-46
PDF
24. A leitura na/além da escola: práticas de significação da realidade
RAMOS-LOPES, Francisca. LIMA, Cleber Luiz de Sousa. NETO, Hely Cantalice
347-61
PDF
25. A linguagem como atributo essencial para a existência humana
FOFANO, Clodoaldo Sanches. LUQUETTI, Eliana Crispim França. FREITAS, Edilaine da Silva. BARROSO, Roberta Santana. RIBEIRO, Sinthia Moreira Silva
362-75
PDF
26. A linguagem expressiva e sua inter-relação com o Carnaval do Município de São João da Barra-RJ: bloco “Indianos”
MARTINS, Jhonatan. CEZAR, Lilian Sagio
376-90
PDF
27. A linguagem lúdica do jogo Just Dance como estratégia de ensino para aulas de dança no Curso de Graduação em Educação Física
AZEVEDO, Priscilla Gonçalves de. MARINS, João Luiz Lima. ANDRÉ, Bianka Pires
391-401
PDF
28. A linha e o corte: análise do poema “Caso do vestido”
DIAS, Brenda da Silva. ROCHA, Kátia Carvalho da Silva
402-19
PDF
29. A Literatura Infantil e o lúdico no trabalho pedagógico: a aquisição da leitura e a formação de leitores no contexto da pré-escola
SILVA, Liz Daiana Tito Azeredo da. ALVES, Andrea Rose. DELGADO, Caroline de Almeida. SOUZA, Carlos Henrique Medeiros de
420-35
PDF
30. A literatura no ensino de Língua Portuguesa
MELIAN, Valdivina Telia Rosa de. CARMO, Andreia Nascimento
436-45
PDF
31. A morte do deus-autor: o uso de metalinguagem em “Clube da luta 2”
OLIVEIRA, Diane Nascimento de. PRADO, Thiago Martins
446-56
PDF
32. A multimodalidade e a inovação nas práticas docentes com foco na oralidade e escrita a partirdas mídias digitais
QUINTINO, Amaro Sebastião de Souza. CORRÊA, Jackeline Barcelos. DIAS, Aline Peixoto Vilaça. VELASCO, Luiz Cláudio da Silva
457-75
PDF
33. A música “Cálice” como símbolo de resistência política em um brasil marcado pela ditadura: uma análise crítico-discursiva
SILVA, Thiago Costa da. GIESEL, Cláudia Cristina Mendes
476-92
PDF
34. A nasalidade fonética das vogais orais através de youtubers cariocas e paulistanos
MARTINS, Letícia França. PEREIRA, Marli Hermenegilda
493-504
PDF
35. A pandemia e o saber literário: reflexões em tempos de pandemia
SILVA, Moisés Pereira da. TEIXEIRA, Peterson Gonçalves. DIAS, Fabrizia Miranda de Alvarenga. NASCIMENTO, Crisóstomo Lima do
505-20
PDF
36. A perspectiva da linguagem não verbal nas Redes Sociais
SILVA, Luciano Ribeiro da Silva. MORAES, Luciano de Sousa. LEMOS, Timóteo de Sousa. SOUSA, Vilma Pinheiro de. SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da
521-32
PDF
37. A perspectivação conceptual de escravo em anúncios de um jornal do século XIX
JESUS, Luciel Pereira de. SANTOS, Elisangela Santana dos
533-50
PDF
38. A pichação à luz da Análise do Discurso: uma proposta de leitura
OLIVEIRA, Cristina Lúcia de
551-68
PDF
39. A pintura como texto na semiótica greimasiana: princípios gerais
WEBBER, Évelyn Coêlho Paini
569-81
PDF
40. A Política Nacional de Educação Especial 2020: como acontecimento enunciativo: efeitos de sentidos do discurso político da Educação ex/inclusiva
SILVA, Alliny Kássia da. SANTOS, Janete Silva dos
582-96
PDF
41. A prática docente e a inclusão de alunos com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade – TDAH
RIBEIRO, Ana Luiza Barcelos. ANDRÉ, Bianka Pires
597-604
PDF
42. A reescrita do texto: uma dimensão dialógica do discurso como subsídio à redação do aluno do Ensino Fundamental
DAMIQUI, Maria Eduarda dos Santos. BRASIELLAS, Gianne Badino. SANTOS, Laryssa Gonçalves dos. MOURA, Sérgio Arruda de
605-22
PDF
43. A relação entre tecnologias, educação e ensino de língua portuguesa em tempos da “Sars cov-2”
NETO, Antonio Cilírio da Silva. LIMA, Ítalo Ramon Melo
623-35
PDF
44. A representação das Ciências Humanas nas redes sociais: discurso oficial e discurso ordinário
GARCIA, Matheus Henrique Leandro. CHAVES, Aline Saddi
636-52
PDF
45. A representação feminina nas obras “A Moreninha”, de Joaquim Manuel, e “A mão e a luva”, de Machado de Assis: Romantismo versus Realismo
JESUS, Maria da Conceição Castro de. RAMÍREZ, Iris Anita Fabián
653-60
PDF
46. A representação social da mulher na cozinha do Masterchef Brasil
WAGNER, Yasmim da Fonseca. BARROS, Aline das Graças Monteiro Miranda. LIMA, Rafaela Sepulveda Aleixo
661-79
PDF
47. A Semântica no livro didático de Língua Portuguesa e a significação dos relatos e mapas mentais dos catadores de açaí
SANTOS, Bruna Sousa dos. SOUSA, Sirley Cunha de. NOGUEIRA, Sônia Maria. GONÇALVES, Luciléia Ferreira L.. COSTA, Fabrício França
680-90
PDF
48. A Sociolinguística e a compreensão do autismo
NEVES, Vanessa Franco. RAMOS, Karinna Steves de Andrade Oliveira. HADDAD, Neiva do Amaral Lemos
691-706
PDF
49. A temática do amor homossexual, na segunda Bucólica, de Virgílio
MORAES, Tobias Vilhena de. RIBEIRO, Márcio Luiz Moitinha
707-18
PDF
50. A transitividade verbal para além da Tradição Gramatical: uma abordagem funcional(ista)
CARREIRO, Simara Silva Pereira. SOUSA, Valéria Viana
719-36
PDF
51. A utilização dos termos da informática nas redes sociais e o processo de aportuguesamento
LIMA, Luís Alberto Libânio. CHAVES, Douglas Ferreira. FEITOZA, Marcondes Coelho. ABREU, Pollyana Vieira de. SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da
737-48
PDF
52. Abordagem toponímica na literatura dos viajantes
NUNES, Verônica Ramalho. SILVA, Victor Souza Barcelos da
749-59
PDF
53. Abordagem dos conteúdos de Semântica no livro didático de Língua Portuguesa 9° ano em escolas públicas de Imperatriz-MA
ARAGÃO, Elany Mirian da Silva dos Santos. NOGUEIRA, Sônia Maria
760-8
PDF
54. Admissibilidade e julgamento: efeitos-sentido de unidade e de desconstrução
COSTA, Thaiane Dutra Luz. LUZ, Milca Borges. CONCEIÇÃO, Naiara Morena Sebadelhe Santos da. FONSECA-SILVA, Maria da Conceição
769-84
PDF
55. Alfabetização e letramento digital: um retrato do trabalho docente no contexto pandêmico no Municipio de Campos dos Goytacazes-RJ
BARCELOS, Ananda Dias. FREITAS, Bianca Amaral. SIQUEIRA, Flávia Lopes Barbosa. FREITAS, Raquel França
785-97
PDF
56. Alfabetização e letramento na educação de jovens e adultos: uma análise das possibilidades para um ensino profícuo
SANTOS, Helena Ribeiro Santana dos. RIBEIRO, Sinthia Moreira Silva. VOLINO, Marcella Manhães. SOUZA, Ana Beatriz Gofredo de
798-809
PDF
57. Análise acústica das vogais médias pré-tônicas produzidas por falantes com t21
José Mario Botelho
810-21
PDF
58. Análise da fala e da escrita de sujeitos egressos do Ensino Médio sob a perspectiva da Sociolinguística
LOPES, Ailton Soares. SOUSA, Alexandre da Silva. CAVALCANTE, Márcia Suany Dias
822-38
PDF
59. Análise da variação linguística em fachadas comerciais como proposta de letramento
MOREIRA, Roniela Almeida. CARMO, Beatriz Santana do. SILVA, Maria da Guia Taveiro
839-53
PDF
60. Análise de postagens sobre drogas nas redes sociais
OLIVEIRA, Aline Correia Silva de. MAIA, Israel de Paul. SILVA, Fernando Gonçalves da. SILVA, José James Torres da. TAMBA, Nahete de Alcântara Silva
854-65
PDF
61. Análise dos discursos médicos na imprensa sobre a pandemia de coronavírus Brasil
SILVA, Renato da
866-74
PDF
62. Análise entoacional em Santa Teresa-ES
MAJONI, Priscilla Gevigi de Andrade
875-87
PDF
63. Análise variacionista do fonema /R/ na comunidade de Burarama, interior de Cachoeiro de Itapemirim-ES
MAJONI, Priscilla Gevigi de Andrade
888-900
PDF
64. As dimensões dialógicas da mediação de leituras
NERY, Giltânia de F. S.
901-4
PDF
65. As experimentações cênicas de Bertolt Brecht
BODNAR, Roseli. BODNAR, Nivaldo Monteiro Camilo da Silva
905-17
PDF
66. As metodologias ativas aliadas às TDICS para potencialização da interação nas aulas remotas de Língua Portuguesa e colaboração para uma aprendizagem
FREITAS, Edilaine da Silva. ARRUDA, Sérgio. BARROSO, Roberta Santana. TINOCO, Vanessa Amaral
918-31
PDF
67. As metodologias ativas no processo de aprendizagem: uma abordagem teórica
QUARTO, Lucas Capita. SOUZA, Sônia Maria da Fonseca. SOUZA, Cristina de Fátima de Oliveira Brum Augusto de. FOFANO, Clodoaldo Sanches. MANHÃES, Fernanda Castro
932-44
PDF
68. As mulheres no papel: corpos e emoções nos diários de Ruth Bueno e Maria Helena Cardoso
OLIVEIRA, Mariana Lamenha Farinha de. FORTUNA, Daniele Ribeiro
945-60
PDF
69. As não coincidências do dizer: análise enunciativa de uma entrevista no programa Roda Viva
OLIVEIRA, Laiza Rodrigues. LEITE, João de Deus
961-73
PDF
70. As postagens nas redes sociais sobre o uso de álcool
FERNADES, Luciana Pinto. REIS, Décio Dias dos. SOUZA, Eliane Mittelstad Martins de. GOMES, Luciano Ferreira. CARVALHAL, Júlia Alves Rodrigues
974-85
PDF
71. As reflexões sobre alfabetização e letramento na formação pedagógica
VELASCO, Luiz Cláudio da Silva. QUINTINO, Amaro Sebastião de Souza. DIAS, Aline Vilaça Peixoto. CORRÊA, Jackeline Barcelos
986-1001
PDF
72. As relações entre as formas de ensinar alunos brasileiros e venezuelanos em uma escolamunicipal de Boa Vista-RR
DAMACENO, Regina Moura
1002-17
PDF
73. As variedades linguísticas na região Norte Fluminense: uma perspectiva sob o olhar das professoras alfabetizadoras da rede de ensino de Campos dos Goytacazes-RJ
BARCELOS, Ananda Dias. FREITAS, Bianca Amaral. SIQUEIRA, Flávia Lopes Barbosa. FREITAS, Raquel França
1018-29
PDF
74. Atitudes linguísticas de alunos venezuelanos em relação à língua portuguesa
CARMO, Sidneia Alves do. MARTINS, Elecy Rodrigues
1030-43
PDF
75. Atlas linguístico do brasil e sua interface lexicográfica
FERNANDES, Sânia Fontoura. MORENO, Liliana Paredes
1044-61
PDF
76. Audiodescrição: recurso de acessibilidade em posts de marcas de cosméticos no Instagram
BARROS, Aline das Graças Monteiro Miranda. LIMA, Rafaela Sepulveda Aleixo. WAGNER, Yasmim da Fonseca
1062-68
PDF
77. Aulas de literatura no ensino médio: entre a teoria e a prática
SILVA, Graciane Martins da. GOMES, Elem Kássia
1069-87
PDF
78. Base Nacional Comum Curricular, tecnologias digitais e língua portuguesa: uma proposta para leitura e produção textual
NEVES, Beatriz Araújo de Rezende. SILVA, Cristiana Barcelos da. VASCONCELLOS, Rackel Peralva Menezes. LUNA, Poliana Campos Côrtes
1088-1100
PDF
79. Booktube: um olhar para os gêneros advindos das tecnologias digitais da informação e comunicação
AYRES, Dayana Junqueira. PEREIRA, Márcia Helena de Melo. AZEVEDO, Ana Claudia Oliveira
1101-13
PDF
80. Carlos Drummond de Andrade: a poesia e a imagem
SILVA, Luciane Barros da. SANTANA, Gilberto Freire de
1114-31
PDF
81. Cartografando os neologismos na quarentena: ampliando o vocabulário da língua portuguesa
ALMEIDA, Haline Janaína Franco. OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de
1132-42
PDF
82. Cegueira discursiva III: estudo de caso da não resposta em discussões políticas no Whatsapp
BENITE, Marcello Riella. MOURA, Sérgio Arruda de
1143-59
PDF
83. Classe, gênero e raça: análise do discurso de Carolina Maria de Jesus em “Quarto de despejo”
ILDEFONSO, Pauline. AMARAL, Shirlena Campos de Souza. MORAIS, Gizelya da Silva
1160-74
PDF
84. Clube de leitura do Campus Ipanguaçu-IFRN: uma experiência na pandemia
REBOUÇAS, Ângela Cláudia Rezende do Nascimento. OLIVEIRA, Francisco Humberlan Arruda de. BEZERRA, Aline Peixoto
1175-83
PDF
85. Como anda o ensino de Língua Portuguesa
MEXIAS-SIMON, Maria Lucia
1184-93
PDF
86. Conceito de letramento e suas implicações linguísticas
MACHADO, Leila Cardoso
1194-1201
PDF
87. Considerações sobre fake news nas redes sociais
FREIRE, Kairo Tavares. GONDINHO, Raimundo Pinho. SILVA, Marcos Gonçalves da. FIGUEIRA, Patrícia Andrade. ROCHA, Welmer Danilo Rodrigues
1202-14
PDF
88. Considerações sobre a prosa e o poema de Barreiros Filho
ROCHA, Pedro Albeirice da
1215-21
PDF
89. Contato linguístico português – espanhol: percepções sobre a escrita de alunos do 5º ano de uma escola da rede municipal de boa vista-RR
PEREIRA, Janaina de Souza
1222-39
PDF
90. Contribuições teórico-metodológicas para o ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência docente
BORGES, Antonia Aparecida Pereira. GOMES, Davi Pereira. TESTA, Eliane Cristina
1240-54
PDF
91. Crenças de professores acerca da oralidade em língua inglesa: “O que os professores conhecem” e “O que os pressupostos teóricos apontam” sobre o ensino–aprendizagem da oralidade em aulas de línguas estrangeiras?
VARELA, Leodécio Martins. ARAÚJO, Maria Beatriz de Oliveira. SILVA, Miriam Gurgel da
1255-66
PDF
92. Crenças sobre o ensino/aprendizagem de Língua Inglesa no Ensino Fundamental: algumas reflexões
VIEIRA, Miliane Moreira Cardoso. SILVA, Maria Dalva Vieira da
1267-80
PDF
93. De 2003 a 2006: da posição-sujeito herói à posição-sujeito vilão
OLIVEIRA, Quelle Taísa da Chaga. FONSECA-SILVA, Maria da Conceição. BITTENCOURT, Joseane Silva
1281-95
PDF
94. De fanáticos a protagonistas: a escrita de fã na subcultura real person fic
GARRIDO, Beatriz Costa. LIMA, Elizabeth Gonzaga de
1296-1308
PDF
95. De Iquique a Campo Grande a rota bioceânica numa abordagem multissemiotica em quadrinho
OLIVEIRA, Katia Juliane Lopes de. GOMES, Nataniel dos Santos
1309-16
PDF
96. De letras e sons: o grito do sertão através da voz e poesia de João do Vale
SILVA, Maria Maryana de Castro. PIRES, Rute Maria Chaves
1317-24
PDF
97. “De repente, professor digital”: percepções de professores alfabetizadores sobre o ensino remoto
SOUZA, Kessylen Carvalho Cardoso Lopes de. ALMEIDA, Luciana da Silva. LUQUETTI, Eliana Crispim França
1325-39
PDF
98. Defesa do trabalho infantil no Brasil argumentação e sentidos
SILVA, Florisbete de Jesus
1340-53
PDF
99. Democratização da leitura literária no espaço escolar: um ato tão imprescindível quanto à alfabetização
AZEVEDO, Lohanna da Silva. GOMES, Elem Kássia
1352-68
PDF
100. Desvendando sentidos à luz da Linguística da Enunciação: análise de dispersões possíveis contidas num mesmo enunciado
COSTA, Priscila Venâncio. SILVA, Rosélia Sousa
1369-79
PDF
101. Diálogo entre fábulas: a ação unitiva da prosopopeia entre Esopo e fabulistas juvenis do século XXI
SILVA, Erika Romana Lacerda Barbosa da
1380-88
PDF
102. Discursividades acerca do “gênero anúncio publicitário” no livro didático de Português: efeitos da didatização
SILVA, José de Alcântara Ribeiro da. LEITE, João de Deus
1389-1407
PDF
103. Discursivizações sobre o texto no eixo análise linguística/semió-tica na Base Nacional Comum Curricula
BARBOSA, Gislaine de Paula. OLIVEIRA, Marizane Magalhães de
1408-22
PDF
104. Discurso biográfico de (re)existência negra na poética sonora e imagética de “A mulher do fim do mundo”, de Elza Soares
LIMA, Lilian Castelo Branco de. SILVA, Gabriela da Conceição
1423-40
PDF
105. Discurso, identidade e resistência: uma análise crítica do posicionamento discursivo de pessoa em situação de rua
COSTA jÚNIOR, João Batista da. RAMOS-LOPES, Francisca
1441-55
PDF
106. Discursos conservadores e identidades na série “Sex education”
PEREIRA, Vitória Ranner Pinheiro. sousa, Joyce Caroline de. MEIRA, Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva
1456-69
PDF
107 Do poema para a imagem: as dessemelhanças na adaptação cinematográfica “O vestido”
OLIVEIRA, Tatiana Santos. ROCHA, Kátia Carvalho da Silva
1470-85
PDF
108. Edição filológica e estudo de marcas de inabilidade em escrita alfabética em cartas pessoais baianas do século XX
BRITO, Patrícia Santos de Jesus. LACERDA, Mariana Fagundes de Oliveira
1486-97
PDF
109. Educação inclusiva para alunos com necessidades especiais de aprendizagem: um contexto de sala de aula em período de pandemia”
MILITO, Christiana Ribeiro. DIAS, Silvana Moreli Vicente
1498-1515
PDF
110. Efeito-sentido de honestidade no jogo político-jurídico
OLIVEIRA, Ana Claudia Martins de. RODRIGUES, Érica de Cássia Maia Ferreira. LEITE, João de Deus
1516-26
PDF
111. Efeitos de sentido na propaganda da nova previdência: o jogo do dizer e do não dizer
SANTOS, André da Silva. MORAIS, Deijeane Gomes. ANDRADE, Karylleila dos Santos
1527-39
PDF
112. Efeitos de sentido no processo de (re)nomeação de escolas públicas no maranhão: uma abordagem sob o viés dos estudos toponímicos
SANTOS, André da Silva. MORAIS, Deijeane Gomes. ANDRADE, Karylleila dos Santos
1540-58
PDF
113. Emancipação feminina e mudanças socioculturais em anúncios publicitários da Batavo à luz da Análise Crítica do Discurso
CUNHA, Danielle Brito da. MEIRA, Guianezza Mescherichia de Góis Saraiva
1559-71
PDF
114. Enquadrando o ensino de Matemática: uma relação entre números, textos e desenhos
DURÃES, Vanuza Camargo. MOLGORA, Larissa Beatriz
1572-82
PDF
115. Entre o eco do beco e a imensidão do horizonte: uma comparação entre “Poema do beco”, de Manuel Bandeira, e “Beco”, de Sony Ferseck
ANDRADE, Mariana Alcantara Vilarinho de
1583-1602
PDF
116. Entre versos e protestos: as produções artísticas como retrato da sociedade brasileira durante a Ditadura Militar
SILVA, Mércia Eloi da. SOUSA, Jenaquiela Alves de. SOARES, Deivanira Vasconcelos
1603-19
PDF
117. Esquinas da religião em Madureira: um levantamento lexical e contextual
PAES, Marcelo Vitor de Souza. PAES, Dayhane Alves Escobar Ribeiro
1620-29
PDF
118. Estímulo à leitura através de uma atividade gamificada
PINHO, Pablo Mozer de. PINHO, Giulia Silva de Almeida
1630-37
PDF
119. Estratégias de ficção para uma impressão do “real” esquizofrênico: análise fílmica como abordagem de ensino–aprendizagem
ERNESTO, Talita da Silva. NUNES, Milena Ferreira Hygino. SANTOS, Shayane Ferreira dos
1638-46
PDF
120. Estudo de caso: a evasão escolar do CTUR/UFRRJ”
FARIAS, Leticia Campos de. NASCIMENTO, Eulina Coutinho Silva do
1647-62
PDF
121. Estudo toponímico do significado do nome “Cuiabá”
JESUS, Ivanete Maria de . LIMA, Carolina Akie Ochiai Seixas
1663-73
PDF
122. Fake news: o discurso de ódio e a liberdade de expressão nas falas do Presidente da República
LOPES, Claudia Lucia Coelho. GOMES, Davi Pereira. MELO, Márcio Araújo de
1674-85
PDF
123. Funcionamento semântico-enunciativo de conjunções coordenativas em texto jurídico vigente no Brasil contemporâneo
RIBEIRO, Jaqueline Cunha. SOUZA, Graciethe da Silva de. FERRAZ, Liliana de Almeida Nascimento. SANTOS, Jorge Viana
1686-1700
PDF
124. Gêneros escritos e orais na sala de aula: aspectos teóricos e sequência didática na construção de um ensino profícuo
SILVA, Sinthia Moreira. LUQUETTI, Eliana Crispim França. CRISÓSTOMO, Monique Teixeira. BARRETO, Rhaísa Sampaio Bretas
1701-09
PDF
125. Gramaticalização e variação na escola: a realização do tempo verbal futuro do presente nas modalidades oral e escrita da língua portuguesa
SILVA, Ramilda Viana Gomes da. SOUZA, Valéria Viana
1710-27
PDF
126. Gramaticografia latina: o conceito de “gramática” donatiano presente em um códice medieval português
SILVA, Stephanie Cunha dos Santos da. KALTNER, Leonardo Ferreira
1728-35
PDF
127. Grupo de habilidade de vida: o suicídio sob uma perspectiva transdisciplinar em linguagens
SILVA, Vanessa Cristina Alves da
1736-47
PDF
128. História em quadrinhos: estratégia para envolvimento do aluno no processo educacional
OLIVEIRA, Sergio Rafael Cortes de. CORTES, Tanisse Paes Bóvio Barcelos
1748-65
PDF
129. Humanismo, adaptabilidade e jesuítas: discursos inaicianos em meio ao Novo Mundo
PINHO, Leandro Garcia
1766-79
PDF
130. Humor e crítica nos memes da pandemia de Covid-19: uma análise dialógica
INSFRAN, Milena dos Reis. CHAVES, Aline Saddi
1780-96
PDF
131. “Iporã de lujo”: um olhar para a presença translíngue e seus repertórios linguísticos em Jardim-MS
SANTOS, Florinda Ramona Jara dos. MACIEL, Ruberval Franco
1797-1809
PDF
132. Informação em épocas de pandemia: um olhar do ponto de vista da linguagem voltada à comunicação em Saúde Pública
SANTOS, Sandro Omar de Oliveira. MACIEL, Ruberval Franco
1810-25
PDF
133. Interferência linguística em produções textuais e processo avaliativo de alunos venezuelanos do 8° ano de uma escola pública de Boa Vista-RR”
LIMA, Francinete de Sousa
1826-40
PDF
134. João do Vale: a voz do sertão maranhense
SILVA, Gabriel Alves da. PIRES, Rute Maria Chaves
1841-52
PDF
135. Jonathan Swift com destino ao subúrbio carioca: jornadas da educação brasileira no século XXI
FERRAZ, Priscila Prado dos Santos. DIAS, Silvana Moreli Vicente
1853-69
PDF
136. José Pereira da Silva e seu legado para as letras
GOMES, Nataniel dos Santos
1870-84
PDF
137. Leitura como instrumento de emancipação
CARVALHO, Dayane Pereira Barroso de. MESQUITA, Zanado Pavão Sousa. SILVA, Maria da Guia Taveiro
1885-95
PDF
138. Leitura do gênero conto na sala de aula: uma proposta de intervenção para letramento literário em turmas de 6º ano do Ensino Fundamental
GUIMARÃES, Susineire Afonso. SANTOS, Halysson F. Dias
1896-1912
PDF
139. Leitura, escrita e literatura na educação básica: caminhos e práticas
PEREIRA, Maria Betânia Almeida. PINTA, Maria Isaura Rodrigues
1913-30
PDF
140. Letramento literário e ensino: a perspectiva regional e imagética em sala de aula
AMORIM, Andreia dos Santos Marques. SANTOS, Mariana Soares dos. SILVA, Maria da Guia Taveiro
1931-44
PDF
141. Letramento para a diversidade étnica no Ensino Fundamental: análise de atividades de leitura e interpretação de textos literários com a temática indígena
LIMA, Lilian Castelo Branco de. OLIVIRA, Tammy Cristina Sousa Franco
1945-55
PDF
142. Letramentos multimodais e negociação de sentidos acerca do tabagismo em uma escola estadual: expandindo perspectivas por intermédio da linguagem
MORAIS, Vinícius de Oliveira. MACIEL, Ruberval Franco
1956-69
PDF
143. Língua estrangeira, currículo e motivação docente: uma análise da percepção de ensino de inglês no anos finais do Ensino Fundamental
VASCONCELLOS, Rackel Peralva Menezes. LUNA, Poliana Campos Côrtes. NEVES, Beatriz de Araújo Rezende
1970-78
PDF
144. Língua portuguesa e Ensino Médio: o que muda com a implementação da Base Nacional Comum Curricular
MONTEIRO, Rysian Lohse. ALMEIDA, Luciana da Silva. LUQUETTI, Eliana Crispim França
1979-85
PDF
145. Língua única: o mito que apresenta preconceito linguístico nas classes sociais
ALMEIDA E SILVA, Luiza Pontes Silva. RIBEIRO, Sinthia Moreira Silva. SOUZA, Ana Paula Jardim Curty de. BARRETO, Camila Tavares
1986-2000
PDF
146. Linguagem uníssona: o empoderamento de autistas na Internet
DIAS, Fabrizia Miranda de Alvarenga. SILVA, Moisés Pereira da. TEIXEIRA, Peterson Gonçalves. NEVES, Beatriz Araújo de Rezende
2001-11
PDF
147.Com o presente texto, preten Linguística Textual e produção de subjetividade: análise da intenção pragmática contida em enunciados típicos e cotidianos da/na linguagem de professores
COSTA, Priscila Venâncio. SILVA, Rosélia Sousa
2012-21
PDF
148. Literatura do testemunho no norte do Brasil: as marcas da violência na literatura do Pará
FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrillo. SANTOS, Jacielle da Silva
2022-35
PDF
149. Literatura e o ensino da Língua Portuguesa: o pensar de uma nova geração
TEIXEIRA, Peterson Gonçalves. SILVA, Moisés Pereira da. DIAS, Fabrizia Miranda de Alvarenga. NASCIMENTO, Crisóstomo Lima do
2036-46
PDF
150. Literatura indígena: a percepção das crianças alunas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental sobre os contos indígenas trabalhados em sala de aula pelos/pelas docentes
SILVA, Luciane Barros da. LIMA, Lilian Castelo Branco de. SILVA, Ilma Maria de Oliveira
2047-62
PDF
151. Literatura indígena: descrição das características dos contos de etnias brasileiras, organizados por Daniel Munduruku
OLIVEIRA, Tatiana Santos. LIMA, Lilian Castelo Branco de
2063-72
PDF
152. Literatura infantil: J. Saramago, J. Borges, o lagarto e o devir-criança
OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de
2073-87
PDF
153. Literatura no Ensino Médio: uma revisão de documentos oficiais
RAMOS, Penha Élida Ghiotto Tuão. MARTINS, Analice de Oliveira
2188-2202
PDF
154. Livro didático e educação inclusiva: um olhar sobre a história das políticas públicas do material e livro didático
SILVA, Alliny Kássia da. SANTOS, Janete Silva dos
2103-19
PDF
155. Makunaíma na sala de aula: os desafios do ensino de Literatura na escola indígena Índio Marajó
SILVA, Jeane Almeida da. ARAÚJO, Maria do Socorro Melo
2120-38
PDF
156. Mecanismos de classificação semântica: um estudo na toponímia de acidentes humanos rurais do Município de Rio Negro-MS
OLIVEIRA, Letícia Reis de. ISQUERDO, Aparecida Negri
2139-55
PDF
157. Metodologias ativas e educação corporativa
MARINS, João Luiz Lima. AXEVEDO, Priscilla Gonçalves de. ANDRÉ, Bianka Pires
2156-63
PDF
158. Microtoponímia imperatrizense: os topos como ferramenta de resgate da história local
LIMA, Raquel de Oliveira. SILVA, Luana Gonçalves da. CAVALCANTE, Márcia Suany Dias
2164-76
PDF
159. Narrativas de professores de Inglês sobre suas experiências formadoras no exterior
CRUZ, Edna Sousa
2177-90
PDF
160. O conceito de gramática na obra de João de Barros (1540) à luz da Historiografia Linguística
KALTNER, Leonardo Ferreira
2191-2200
PDF
161. O desenvolvimento e a evolução da escrita: o papel do professor como mediador para a formação de leitores
BARRETO, Camila do Rosario Silva. AMARAL, Nayara Felicíssimo. RODRIGUES, Sibele Souza. FOFANO, Clodoaldo Sanches
2201-15
PDF
162. O direito à Literatura: um relato de experiência sobre o projeto “Remição da pena pela leitura” em uma unidade prisional masculina de Campos dos Goytacaze
DELGADO, Caroline de Almeida. SILVA, Liz Daiana Tito Azeredo da. MANHÃES, Lucas Simão da Silva
2216-26
PDF
163. O discurso interativo de gilberto freyre em cenas do Modernismo brasileiro: uma análise linguística do gênero artigo de opinião
PINTO, Vitor de Carvalho. AQUINO E CASTRO, Marcela Coitinho de. DIAS, Silvana Moreli Vicente
2227-39
PDF
164. O ensino das variações linguísticas em sala de aula por meio do gênero história em quadrinhos
DIAS, Thalitta Mascarenhas Custódio
2240-57
PDF
165. O ensino de gramática ainda tem espaço na escola!?
NETO, Antonio Cilírio da Silva. PORTO, Josimar Carvalho
2258-70
PDF
166. O ensino de Língua Portuguesa como língua não materna em Roraima: a inserção social do migrante sob uma perspectiva intercultural
CARVALHO, Rafaela Tainan Silva de
2271-85
PDF
167. O ensino de Língua Portuguesa para alunos venezuelanos: um olhar sobre as práticas educativas
AVELINO, Luciana Maria de Araújo
2286-2304
PDF
168. O errar na aprendizagem da língua portuguesa
PEEL, Misleine Andrade Ferreira. BEITES, Patrícia Damas. PEEL, Luiz Roberto Peel Furtado de
2305-19
PDF
169. O fazer sociolinguístico em tempos de pandemia:
ROBBIN, Daniel Abud Marques. SILVA, Rosangela Villa da
2320-31
PDF
170. O gênero discursivo publipost: uma análise do discurso digital na rede social Instagram
ALVES, Kemylla Diniz Cunha. CHAVES, Aline Saddi
2332-44
PDF
171. O hibridismo mediante o olhar de Bhabha e a questão da linguagem e identidade no pós-colonialismo
MOTTA, Sandra Regina
2345-51
PDF
172. O interior da matéria”, de Joaquim Cardozo e Roberto Burle Marx
TORRES, Yael Fernando Carvalho
2352-62
PDF
173. O jogo do leitor-detetive: um trabalho com leitura literária para desenvolver habilidades de leitura e escrita
NICOLINI, Patrícia Peres Ferreira
2363-80
PDF
174. O letramento inclusivo da língua francesa em escolas públicas do Rio de Janeiro
TEIXEIRA, Suzana Darlen dos Santos Santaroni
2381-88
PDF
175. O massacre de Montreal: masculinidade hegemônica e textos jornalísticos
ROCHA, Ana Carolina da. FORTUNA, Daniele Ribeiro. OLIVEIRA, Rosane Cristina de
2389-2405
PDF
176. O nascimento do monolinguismo: um parto nada natura
PINTO, Deise Luci
2406-13
PDF
177. O papel da escola em vencer o preconceito linguístico na sociedade
HAZELMAN, Rafaela Rangel. SANTOS, João Batista da Silva. MELLO, Gabriela Taveira da Silva. PEREIRA, Mariana Nogueira
2414-27
PDF
178. O percurso do signo: estudo semiótico do conto “A terceira margem do rio”, de João Guimarães Rosa
MONKEN, Priscila Mattos. MENEZES, Fernanda Renne Borges Sant’Ana de
2428-37
PDF
179. O plano de estudos do Colégio de Guiena (1583): uma análise sob a ótica da Historiografia Linguística
SANTOS, Melyssa Cardozo Silva dos
2438-46
PDF
180. O processo de ensino da Língua Portuguesa em uma escola wapichana em Roraima
SILVA, Naira Matias da. ARAÚJO, Maria do Socorro Melo
2447-64
PDF
181. O processo de desterritorialização do memes enquanto gênero textual: entrelaçamentos
LIMA, Rafaela Sepulveda Aleixo. BARROS, Aline das Graças Monteiro Miranda. WAGNER, Yasmim da Fonseca
2465-82
PDF
182. O processo de alfabetização e letramento na Educação Infantil: desafios para o ensino em tempos de pandemia
RANGEL, Thalita Gomes Tavares. ROCHA, Melyssa Araújo Cabral da. MANHÃES, Júlia Rodrigues. SANTOS, João Batista da Silva
2483-93
PDF
183. O que dizem as pesquisas sobre o Português como Língua de Acolhimento – PLAc
ARAÚJO, Elândia Gomes. ZAMBRANDO, Cora Elena Gonzalo
2494-1512
PDF
184. O reflexo do método positivista no ensino de Literatura: o romance experimental de Émile Zola em foco
MORAES, Carlos Wiennery da Rocha
2513-26
PDF
185. O texto ficcional e os mundos imaginários
OLIVEIRA, Ana Carolina Alves de Lima. MATEUS, Andrea Martins Lameirão
2527-39
PDF
186. O tratamento da categoria sujeito na 37ª edição da Moderna gramática portuguesa, de Evanildo Bechara
ANGELICI, Karoline Silva
2540-50
PDF
187. O uso de advérbios nos textos publicitários
LEAL, Clarise Cardoso. OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de
2551-64
PDF
188. “O velho que lia romance de amor”: o leitor que se esforça pelo prazer estético
MORAES, Carlos Wiennery da Rocha
2565-73
PDF
189. “Oliver Twist”, de Charles Dickens, em adaptações para histórias em quadrinhos: um projeto didático de le189. “Oliver Twist”, de Charles Dickens, em adaptações para histórias em quadrinhos: um projeto didático de leitura para sociedades multiletradas
SOUZA, Nathalia Arêa Leão Garcia de. DIAS, Silvana Moreli Vicente
2574-84
PDF
190. Oralidade, leitura e produçao de textos escritos na língua espanhola: sequência didática do gênero contos através de aulas virtuais
SILVA, Teresinha Fernandes da. RAMÍREZ, Iris Anita Fabián
2585-93
PDF
191. Orientações sobre a arte de amar: a metáfora conceptual amor é arte e as representações de gênero nos relacionamentos
FERREIRA, Ana Paula
2594-2603
PDF
192. Os desafios do trabalho com os Clássicos Universais no estudo dos gêneros literários, no Ensino Fundamental II: relato de experiência no ensino remoto
SCHMIDT, Ana Lúcia Lima da Costa
2604-13
PDF
193. Os diferentes usos atribuídos ao verbo ter na fala de sertanejos do interior do Rio Grande do Norte
BEZERRA, Mizilene Kelly de Souza. ESTEVÃO, Luana Járdila dos Santos
2614-25
PDF
194. Os impactos da linguagem narrativa ilustrada como ferramenta pedagógica no ensino de Química
OLIVEIRA, Manoel Garcia de. GARCIA, Nayara Fernanda Lisboa. FILHO, Moacir Pereira de Souza
2626-35
PDF
195. Os processos de aprendizagem da criança na primeira infância e as leituras literárias como impulsos expressivos para a vida
CRUZ, Viviane da Silva Brandão. OLIVEIRA, Luiz Roberto Peel Furtado de
2636-52
PDF
196. Os sete trovões em reino do amanhã, de Mark Waid e Alex Ross: o signo simbólico na batalha épica entre Superman e Shazam
BARBOSA, Vanderlis Legramante. GHIZZI, Eluiza Bortolotto
2653-68
PDF
197. Os textos conotativos e os denotativos: contribuições pertinentes às práticas de leituras e produção de textos
CARVALHO, Wandercy de
2669-84
PDF
198. Os usos de “você” e “cê” na fala popular de Salvador
SANTOS, Rosane Bispo dos. CARVALHO, Cristina dos Santos
2685-2703
PDF
199. “Outros jeitos de usar a boca”, de Rupi Kaur: uma leitura objetiva e subjetiva
Vanessa Rita de Jesus. MELO, Márcio Araújo de
2704-21
PDF
200. Pantera Negra: fluxo discursivo e o delírio figurativo, uma abordagem semiótica
FEITOSA, Bruno Aguinaldo
2722-29
PDF
201. “Pátria minha”: sentidos de Brasil no livro didático
MAFRA, Lorena Ferreira. COSTA, Júlia Bomfim. FERRAZ, Maria Alice Santos. VENTURA, Adilson
2730-42
PDF
202. Pelo “face” lendo e discutindo “book”: análise da percepção dos alunos sobre as contribuições do uso da rede social no letramento literário e na formação profissional
LIMA, Lilian Castelo Branco de. SOUSA, Antonio Ismael Lopes de. COSTA, Walquiria Lima da
2743-60
PDF
203. Percepção de nasalidade das vogais /aN/, /iN/ e uN/ do português brasileiro, seguidas de consoantes oclusivas: resultado de testes de identificação
SOUZA, Maria das Graças Amaral de. PACHECO, Vera. OLIVEIRA, Marian dos Santos
2761-77
PDF
204. Perspectivas pedagógicas a partir do ensino dos gêneros discursivos: contribuições da Linguística Aplicada
PEREIRA, Bruno Gomes. CASTRO, Nilsandra Martins de
2778-85
PDF
205. Perspectivas da escrita dos adolescentes nas redes sociais
PESSOA, Wandson Mendes. LIMA, Regina Bastos. PAIXÃO, Andréia dos Santos. FARIAS, Elizeu de Souza. COSTA, Eva Pereira da
2786-97
PDF
206. Poéticas da Ilha de São Vicente no rio Araguaia e a produção da identidade quilombola
SOCIO, Luama
2798-2814
PDF
207. Poetry Slam e a força da mulher
FAGUNDES, Alessandra Marques da Silva
2815-31
PDF
208. Polifuncionalidade sintático-semântica do verbo haver em português – uma visão funcional
MOURA, Bismarck Zanco de
2832-48
PDF
209. Polissemia e ambiguidade em livro didático do 3º ano, do Ensino Médio, adotado em Imperatriz-MA
SILVEIRA, Larissa de Farias. CARVALHO, Débora Silva Bastos. MACEDO, sabel Delice Gomes. NOGUEIRA, Sônia Maria
2849-57
PDF
210. Possibilidades multimodais do gênero digital chat no aplicativo WhatsApp em contextos educativos de letramento digital
BARROSO, Roberta Santana. LUQUETTI, Eliana Crispim França. FREITAS, Edilaine da Silva. TINOCO, Vanessa Amaral
2858-74
PDF
211. Postura epistêmica dos condicionais linguísticos
MONKEN, Priscila Mattos. GOMES, Gilberto
2875-88
PDF
212. Potência de vozes negras na literatura feminina de Conceição Evaristo
CRUZ, Edna Sousa. CUNHA, Eronilde dos Santos. PIRES, Rute Maria Chaves
2889-2902
PDF
213. Práticas de leitura e de escrita de cordéis em uma escola da zona rural
CUNHA, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da. TESTA, Eliane Cristina
2903-19
PDF
214. Práticas pedagógicas de alfabetização e letramento em uma escola municipal bilíngue para surdos
MESQUITA, Zanado Pavão Sousa. CARVALHO, Dayane Pereira Barroso de. SILVA, Maria da Guia Taveiro
2920-38
PDF
215. Preconceito de marca versus preconceito de origem: uma análise do discurso sobre o caso de racismo envolvendo o jogador Neymar Jr.
SILVA, Raquel do Rosario. BARRETO, Camila do Rosario Silva. SILVA, Gabriela do Rosario. AMARAL, Shirlena Campos de Souza
2939-54
PDF
216. Presença de topônimos latinos nas Ilhas Britânicas
OLIVEIRA, João Bittencourt de
2955-66
PDF
217. Produção textual: gênese e processos de criação
PANICHI, Edina Regina Pugas
2967-76
PDF
218. Professor-vilão? sentidos de professor na justificativa de um projeto de lei do Programa Escola Sem Partido
SOUZA, Danilo Sobral de. SIGLIANI, Lívia Cristina de Souza. SOUSA, Lavínia Costa. VENTURA, Adilson
2977-88
PDF
219. Pronomes átonos – comparações de uso em gênero textual acadêmico
HONDA, Nelcicleia da Silva Tavares
2989-3003
PDF
220. Prosódia de fala e gestos em diferentes subgêneros televisivos: análise dos comportamentos vocais e gestuais de Sandra Annenberg e Fátima Bernardes
RODRIGUES, Carmina Borges. PACHECO, Vera
3004-20
PDF
221. Prosódia do português de Timor-Leste comparada com as demais variedades: um estudo introdutório
ALBUQUERQUE, Davi Borges de. BARONE, Marco
3021-36
PDF
222. Público LGBT – do avanço dos direitos educacionais à sala de aula: um caminho pouco percorrido
SILVA, Deoclesionei Adriano Sanchez da
3037-54
PDF
223. “Quarto de despejo”: a escrevivência de Carolina Maria de Jesus sob a ótica da análise de discurso crítica
FONTES, Nadja Costa Linhares
3055-72
PDF
224. Real Forte Príncipe da Beira: transcrição comentada de um manuscrito de 1793
LEITE, Camila Viais. LIMA, Carolina Akie Ochiai Seixas
3073-90
PDF
225. Refletindo acerca da pesquisa-ação como métodos de conhecimento, aprendizagem e transformação
GOUVÊA, Elda Hipólito Simiema. ANDRADE, Francisca Veronica Feitosa
3091-3100
PDF
226. Reflexões acerca dos neologismos presentes na revista Veja e o desenvolvimento da competência lexical na Educação Básica
REIS, Wilian Sousa dos. FARIAS, Beatriz Cabral. CAVALCANTE, Márcia Suany Dias
3101-18
PDF
227. Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa: uma análise de dois livros didáticos à luz dos PCN
PIMENTEL, Letícia Guedes. MOTA, Graziela Borguignon
3119-37
PDF
228. Reflexões sobre o ensino de Português como língua de acolhimento sob a ótica da interculturalidade na Educação Básica em Roraima
SANTOS, Távine Cristina Ferreira. ZAMBRANO, Cora Elena Gonzalo
3138-55
PDF
229. Reflexões sobre o uso de regras não padrão, decorrente da diferença dialetal, na escrita de alunos do 8º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental
LIMA, Matheus Carvalho. SILVA, Maria da Guia Taveiro
3156-73
PDF
230. Relato de experiência sobre o curso Percepções, rizomas e afectos: as fluências da experimentação gramatical em língua portuguesa
DUARTE, Layssa de Jesus Alves. COSTA, Priscila Venâncio. SILVA, Rosélia Sousa
3174-82
PDF
231. Religião, fé e cultura popular em “Os Sertões” e outras escritas
LEITE, Gildeci de Oliveira
3183-97
PDF
232. Representações de Lampião na Literatura de Cordel sob uma perspectiva discursiva
CUNHA, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da. LEITE, João de Deus
3198-3216
PDF
233. Representações da mitologia afro-brasileira em Lídia de Oxum
NOVAES, Ediane dos Santos. LEITE, Gildeci de Oliveira
3217-25
PDF
234. Resistência há quase um século: a Associação de Imprensa Campista e sua influência ao longo tempo na construção e desenvolvimento do ethos jornalístico local
PESSANHA, Letícia Nunes
3226-38
PDF
235. Ressignificação do ensino da língua materna: o ensino da normatividade gramatical a partir dos textos do livro didático do primeiro ano do Ensino Médio
MACHADO, Eliane Miranda
3239-50
PDF
236. Romeno e português: breve abordagem comparativa
CRUZ, Juan Rodrigues da
3251-65
PDF
237. Rota bioceânica – Brasil e Paraguai – numa proposta textual: Histórias em Quadrinhos (HQS) nas possibilidades da translinguagem
LEMES, Antônia Aparecida da Silva. GOMES, Nataniel dos Santos
3266-79
PDF
238. Saberes em leitura a partir do descritores do “Avaliação de língua portuguesa do SisAPTO”
Juliane Pereira
3280-97
PDF
239. Sentidos de língua brasileira de sinais na mídia: uma análise semântico-enunciativa de uma matéria da folha de S. Paul
XAVIER, Marcelle Bittencourt. VENTURA, Adilson. RÊGO, Érica Costa. JESUS, Daniela Ribeiro de
3298-3311
PDF
240. Sentidos de mulher negra nos domínios da temporalidade: uma escravidão ainda por findar-se (?)
Graciethe da Silva de Souza. RIBEIRO, Jaqueline Cunha. FERRAZ, Liliana de Almeida Nascimento. SANTOS, Jorge Viana
3312-22
PDF
241. Ser negro no Brasil: possíveis sentidos de leitura no poema “Você nunca esteve diante do horror”, de Lubi Prates
SOUSA, Leomar Alves de. TESTA, Eliene Cristina
3323-34
PDF
242. Silêncios e agressões: uma proposta de trabalho sobre a imagem negra reproduzida nas obras literárias e seus impactos na formação crítica do leitor-educando
AMARAL, Natália Felix
3335-49
PDF
243. Sobre palavras e (con)textos: um olhar filológico sobre um sumário de estupro de 1936
SILVA, Daianna Quelle da Silva Santos da. QUEIROZ, Rita de Cássia Ribeiro de. Aurelina Ariadne Domingues
3350-65
PDF
244. Tecnologias digitais como recurso pedagógico: da prática ao discurso de professores alfabetizadores
VIANA, Camila Rodrigues. MORAES, Polliana Bezerra Ramos
3366-81
PDF
245. Tendências contemporâneas na literatura brasileira: uma reflexão dos “microrromances” “Pampa” e “Brejo” em “Mínimos, múltiplos, comuns”
NETO, Antonio Cilírio da Silva. PINTO, Lílian do Socorro Bittencourt Amóras. PIRES, Rute Maria Chaves
3382-95
PDF
246. Tradução latina do Livro de Isaac (cód. Plut.89 sup.96 da B.M.L): aspectos histórico
GAMA, Vanessa Oliveira Silva
3396-3405
PDF
247. Tramas de saberes & tradição: a percepção de jovens leitores sobre a literatura indígena no contexto da Educação Básica
COSTA, Walquiria Lima. LIMA, Lilian Castelo Branco de
3406-20
PDF
248. Tramas folhetinescas de Jorge Amado: inscrições de gênero
SILVA, Márcia Rios da
3421-35
PDF
249. Transcrição e edição de uma carta manuscrita do século XVIII
TOMAZI, Thaisa Maria Gazziero. LIMA, Carolina Akie Ochiai Seixas
3436-44
PDF
250. Transdisciplinaridade: docência e aprendizagem na perspectiva intercultural
OLIVEIRA, Jocirley de. ALBUQUERQUE, Francisco Edviges
3445-63
PDF
251. Transgêneros e o nome: os bastidores da metamorfose
TESHIMA, Marcia. PANICHI, Edina Regina Pugas
3464-79
PDF
252. Travessias pedagógicas no ensinar e aprender literatura no âmbito das mídias digitais
MORAES, Carlos Wiennery da Rocha
3480-92
PDF
253. Um estudo de caso: a exclusão dos alunos do Ensino Médio em tempos de pandemia e seus entraves
CORRÊA, Jackeline Barcelos. QUIRINO, Amaro Sebastião. DIAS, Aline Peixoto Vilaça. VELASCO, Luiz Cláudio da Silva
3493-3508
PDF
254. Um estudo sobre a polaridade negativa de indefinidos na língua portuguesa em perspectiva diacrônica
SILVA, Fernanda Gusmão. NAMIUTI, Cristiane
3509-16
PDF
255. Um eu todo retorcido: uma análise semiótica do poema de sete faces
ARAÚJO, Fernanda Martines de
3517-22
PDF
256. Um menino, sua amiga, um fichário... e o incentivo à leitura: experiências no ensino remoto
BARRETO, Rhaísa Sampaio Bretas. PEIXOTO, Priscila de Andrade Barroso. BALBI, Edma Regina Peixoto Barreto Caiafa
3523-35
PDF
257. Um olhar sobre a prática pedagógica da literatura na educação infantil
OLIVEIRA, Fernanda Garcia de. OLIVEIRA, Manoel Garcia de. OLIVEIRA, Fabiana Rodrigues dos
3536-49
PDF
258. Um passeio pelo manuscrito “Memorial de Aires”, de Machado de Assis
LIMA, Fabiana da Costa Ferraz Patueli
3550-61
PDF
259. Um solfieri em “amorteamo”: uma análise comparativa do goticismo fúnebre presente na personagem de “noite na taverna” e em gabriel, da minissérie televisiva
SOUSA, Kayron Kaic da Silva. SILVA, Gabriel Alves da. SANTANA, Gilberto Freire de
3562-77
PDF
260. Uma análise de recortes das redes sociais e a violência provocada pelo cyberbullying
COSTA, Luciane Silva da. SOUSA, Rejane Marinho de. VIEIRA, Taísa Resende de Moraes. COSTA, Locília de Jesus Silva. SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da
3578-90
PDF
261. Uma análise descritiva da interferência linguistíca do espanhol em textos escritos da língua portuguesa
SILVA, Teresinha Fernandes da. MARTINS, Elecy Rodrigues
3591-3608
PDF
262. Uma análise social e linguística dos discentes da EJA sob a perspectiva da Teoria Variacionista – um estudo de caso
COELHO, Gessica Brenda Lima da Silva. MIRANDA, Jeffrey Marley da Silva
3609-26
PDF
263. Uma reflexão crítica sobre a literatura de indígenas em sala de aula: o poder humanizador da literatura
SOARES, Ivonete Nink
3627-36
PDF
264. Vantagens e desvantagens do ensino híbrido no pós-pandemia: acontecimento discursivo e enunciativo
COLARES, Maria Sueneide da Silva
3638-48
PDF
265. Variação diatópica: uma análise a partir dos trechos das músicas de Luiz Gonzaga
SILVA, Raniere Nunes da. SANTANA, Gilberto Freire de. LIMA, Matheus Carvalho
3649-61
PDF
266. Variação e gramaticalização: o caso de está/tá na fala popular soteropolitana
SILVA, Viviane Marcelina da. CARVALHO, Cristina dos Santos
3662-79
PDF
267. Variação linguística no livro didático: sugestão de rubrica avaliativa
PEZARINO, Mayara Xavier Vito. CAETANO, Joane Marieli Pereira. MUNIZ, Igor Pereira. SILVA, Lorrane Estacio do Prado da
3680-88
PDF
268. Variedade linguística, forró e gêneros textuais: uma proposta de sequência didática com base no gênero canção
AQUINE E CASTRO, Marcela Coitinho de. MOTA, Graziela
3689-3704
PDF
269. Vislumbre da perspectiva docente sobre a inclusão de alunos com tea: desafios e possibilidades
RIBEIRO, Ana Luiza Barcelos. LESSA, Thamires Gomes da Silva Amaral. ANDRÉ, Bianka Pires
3705-14
PDF
270. Vocalismo átono do português do Brasil
MOURA, Bismarck Zanco de
3715-31
PDF
271. Vocativo em cartas régias portuguesas: uma análise semântico-enunciativa
FERRAZ, Liliana de Almeida Nascimento. SOUZA, Graciethe da Silva de. RIBEIRO, Jaqueline Cunha. SANTOS, Jorge Viana
3732-48
PDF
272. Vozes femininas da Ilha de São Vicente: narrativas de luta e resistência
CRUZ, Edna Sousa. TORRES, Bianca de Sousa. MOTA, Larissa Sá. ASSUNÇÃO, Milene Oliveira
3749-64
PDF
273. Vozes que ecoam, as negras (r)existem: a literatura confessional de Alice Walker e Carolina Maria de Jesus
FALCÃO, Maria de Fátima. GALVÃO, Naiana Siqueira. MACEDO, Samantha Leite de
3765-78
PDF
274. Womanism x Utopia: breve diálogo em torno da personagem Celie em “A cor púrpura”, de Alice Walker
FALCÃO, Maria de Fátima. GALVÃO, Naiana Siqueira
3779-91
PDF
Texto Completo
Texto Completo
Editor-Chefe da RPh
1-3791
PDF
Indexadores
Indexadores