250. Transdisciplinaridade: docência e aprendizagem na perspectiva intercultural

Autores

  • OLIVEIRA, Jocirley de (UFT)
  • ALBUQUERQUE, Francisco Edviges (UFT)

Resumo

     O presente artigo apresenta algumas reflexões construídas nas aulas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT, Campus de Araguaína, acerca das práticas transdisciplinar na formação e no trabalho docente na perspectiva intercultural. A pesquisa bibliográfica guiou-se pela questão da forte relação entre transdisciplinaridade e interculturalidade para o ensino. Nesta direção, o texto foi desenvolvido a partir da revisão de temas sobre a compreensão da transdisciplinaridade, da prática pedagógica, das implicações da transdisciplinaridade no currículo escolar e por último sobre a relação entre transdisciplinaridade e interculturalidade no âmbito da sala de aula. Diante do resultado, viu-se que no processo educativo, a relação entre escola e cultura sempre foi marcada pela herança monocultural do saber, ou seja, sempre existiu uma educação pautada na legitimação do conhecimento científico ocidental e na exclusão de outros saberes e práticas sociais diversas. Dessa forma, acredita-se que a inclusão desses saberes e o entendimento de que a docência se configura numa atividade complexa que vai para além da sala de aula encontra espaço na formação inicial e continuada do professor. Por esse motivo, considera-se que o trabalho docente transdisciplinar nutrido pela interculturalidade pode ressignificar a prática docente para lidar com a diversidade cultural.

Palavras-chave:

Docência. Intercultural. Transdisciplinaridade.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos