41. A prática docente e a inclusão de alunos com transtorno de deficit de atenção e hiperatividade – TDAH

Autores

  • RIBEIRO, Ana Luiza Barcelos (UNESA e FAMESC)
  • ANDRÉ, Bianka Pires (UENF)

Resumo

     Este trabalho apresenta uma revisão de literatura assistemática, a partir de diversos autores que estudam sobre o TDAH, a prática docente e sobre a inclusão escolar. Com o objetivo de compreender os processos que envolvem o TDAH, a inclusão destes alunos e a atuação docente no contexto educacional. O TDAH constitui um dos transtornos que mais acomete crianças e adolescentes no período escolar, o aluno que apresenta esse transtorno apresenta dificuldade na adaptação escolar, assim como na relação familiar e no contexto social. Esse trabalho inicia-se com a conceituação de inclusão e os aspectos legais que a legitimam, falamos sobre o TDAH, suas características e práticas de atuação que possibilitem uma aprendizagem significativa. Sendo assim, foram utilizados alguns autores importantes para a área, assim como artigos mais recentes que se posicionam quanto à atuação docente frente a inclusão escolar. Observou-se que as consequências acarretadas pelo transtorno podem levar a problemas emocionais graves, além do fracasso e da evasão escolar.

Palavras-chave:

TDAH. Inclusão escolar. Prática docente.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos