110. Efeito-sentido de honestidade no jogo político-jurídico

Autores

  • OLIVEIRA, Ana Claudia Martins de (UFT)
  • RODRIGUES, Érica de Cássia Maia Ferreira (UFT)
  • LEITE, João de Deus (UFT)

Resumo

     Apresentamos, neste artigo, uma análise da propaganda do Governo Federal a respeito da “Nova Previdência”. O objetivo é construir um gesto de leitura–interpre-tação sobre a referida propaganda, a partir de fundamentos da Análise de Discurso francesa, de orientação peuchetiana, trabalhando com a questão dos “efeitos de sentido”. Para tanto, em termos analíticos, far-se-á necessário apresentar também, as seguintes categorias de análise: condições de produção, interdiscurso e formação discursiva. A análise realizada nos proporcionou perceber que as condições de produção da propaganda encontram uma sociedade clivada por um contexto histórico político em que não há uma resistência ao que foi proposto. Além disso, pudemos observar que o governo faz uso da Língua de Estado para criar condições de interpelação aos brasileiros, com o intuito de convencimento e de manipulação, da construção de um país ideal, a partir da segregação da sua população. Essa compreensão encontra eco em função do capital cultural de seus sujeitos que implica na incapacidade de percepção quanto a perda de seus direitos, assujeitados à dominação de seus empregadores. É nesse contexto e nessas condições de produção que a propaganda “Nova Previdência” foi idealizada.

Palavras-chave:

Propaganda. Condições de produção. Efeitos de sentido.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos