218. Professor-vilão? sentidos de professor na justificativa de um projeto de lei do Programa Escola Sem Partido

Autores

  • SOUZA, Danilo Sobral de (UESB)
  • SIGLIANI, Lívia Cristina de Souza (UESB)
  • SOUSA, Lavínia Costa (UESB)
  • VENTURA, Adilson (UESB)

Resumo

     Projetos de lei constituídos a partir de diretrizes indicadas pelo Programa Escola Sem Partido estão em apreciação em diversas casas legislativas Brasil a fora. Estes projetos de lei versam, especialmente, sobre a práxis docente no âmbito educacional. Nesse trabalho, analisamos a minuta do projeto de lei – especificamente a justificativa – com o interesse de entender a constituição enunciativa dos sentidos de professor. Para tanto, lançamos mão da Semântica do Acontecimento (SA), teoria semântica enunciativa histórica, proposta por Eduardo Guimarães (2002; 2018), que entende as relações entre língua, falantes e história como fundamentais para a constituição de sentidos. Assim, mobilizamos procedimentos analíticos teóricos defendidos na AS, reescrituração e articulação, além do Domínio Semântico de Determinação (DSD). Os resultados apontam para sentidos de professor como inimigo da família, um vilão que transforma padrões morais, sexuais e religiosos do aluno, que é vítima das artimanhas do professor-vilão.

Palavras-chave:

Professor. Sentidos. Escola Sem Partido.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos