42. A reescrita do texto: uma dimensão dialógica do discurso como subsídio à redação do aluno do Ensino Fundamental

Autores

  • DAMIQUI, Maria Eduarda dos Santos (UENF)
  • BRASIELLAS, Gianne Badino (UENF)
  • SANTOS, Laryssa Gonçalves dos (UENF)
  • MOURA, Sérgio Arruda de (UENF)

Resumo

     Este artigo visa demonstrar que, através do diálogo e por meio da reescrita do texto, podemos despertar nos alunos ideias e inspirações a fim de trabalhar sua criticidade e autonomia para a produção de textos. Além disso, aponta a problemática que se tem recorrentemente entre comportar a teoria (estudos acadêmicos) e o que se planeja com o que se encontra no contexto da realidade escolar, visto que o processo de escrita envolve diversos fatores, não somente os cognitivos, mas também o contexto social, influenciando no rendimento do aluno. A realidade observada durante a pesquisa ressalta que uma escrita não trabalhada na perspectiva dialógica acaba por condicionar um rendimento não satisfatório, e interfere no desenvolvimento de uma relação de prazer do aluno-redator para com o processo de escrita.

Palavras-chave:

Dialogia. Reescrita. Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos