40. A Política Nacional de Educação Especial 2020: como acontecimento enunciativo: efeitos de sentidos do discurso político da Educação ex/inclusiva

Autores

  • SILVA, Alliny Kássia da (UFT)
  • SANTOS, Janete Silva dos (UFT)

Resumo

     Neste artigo, analisamos a nova Política Nacional de Educação Especial (PNEE), como um acontecimento enunciativo, pontuando como a memória discursiva e o interdiscurso se revelam no fio do dizer no discurso político da inclusão. Analisamos, discursivamente, excertos da Política Nacional de Educação Especial (PNEE) e enunciados proferidos pelo Ministro da Educação na solenidade de assinatura da nova política, realizada no dia 30 de setembro de 2020. Tomamos como base teórica a Análise de Discurso francesa na perspectiva de Michel Pêcheux (2015) e Orlandi (2017), mobilizando as noções de Interdiscurso e Memória Discursiva, Formação Discursiva (FD) e a noção de acontecimento enunciativo aprofundada por Indursky (2008). No decorrer da pesquisa, foi possível identificar, no que concerne à deficiência, que a FD dominante é a Clínico-Terapêutica (FDCT), que regula as políticas de inclusão e afeta as práticas discursivas educacionais, tendo em vista considerar a deficiência como uma patologia que deve ser curada para normalizar o sujeito. No âmbito do trabalho de análise, consideramos a nova PNEE como um acontecimento enunciativo, pois há a instauração de uma nova Posição-Sujeito, que propõe modalidades de ensino que visam excluir o aluno com deficiência da sala de aula regular e promover o apagamento de uma trajetória histórica, política e social, pela qual percorreram e ainda percorrem as pessoas com deficiência.

Palavras-chave:

Acontecimento enunciativo. Formação discursiva. Análise de Discurso.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos