90. Contribuições teórico-metodológicas para o ensino de Literatura na Educação de Jovens e Adultos: relato de experiência docente

Autores

  • BORGES, Antonia Aparecida Pereira (UFT)
  • GOMES, Davi Pereira (UFT)
  • TESTA, Eliane Cristina (UFT)

Resumo

     A Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Brasil, é uma modalidade de ensino que tem amparo legal na Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394/96, assim, essa categoria de ensino possui um caráter inclusivo constituindo-se em mais um dispositivo resultante do esforço em garantir o direito de igualdade de acesso à educação como um bem social. Assim, o presente artigo faz uma reflexão e apresenta um relato de uma experiência docente acerca do ensino de literatura, na EJA. Podemos atestar que o ensino de literatura na educação de jovens e adultos é complexo e muito conciso, por diversos fatores como: falta de material didático, de livros literários, de incentivo à leitura e pelo fato da maioria dos estudantes serem trabalhadores, falta tempo para ler e para estudar. Essas são as justificativas mais recorrentes. Pensando no valor que a literatura possui para a formação de leitores críticos, o estudo visa discutir sobre a presença da literatura e sua relevância nessa modalidade de ensino.

Palavras-chave:

Ensino. Literatura. Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos