213. Práticas de leitura e de escrita de cordéis em uma escola da zona rural

Autores

  • CUNHA, Angelita Gomes Fontenele Rodrigues da (UFT)
  • TESTA, Eliane Cristina (UFT)

Resumo

     Este artigo é fruto da dissertação de mestrado Práticas de leitura e de escrita: o cordel no Ensino Fundamental (2020), de Angelita Fontenele Rodrigues da Cunha. O foco é apresentar aspectos pedagógicos que enfatizam como se deu a produção escrita de cordéis no Ensino Fundamental, em uma escola rural de Teresina, Piauí. Metodologicamente, é um trabalho qualitativo e de revisão bibliográfica. Como fundamentação teórica utilizamos Pound (1970), Bakhtin (2011), Candido (2011; 2017), Cosson (2018) e Zumthor (2005). Além disso, foram analisados os seguintes documentos curriculares: BNCC (2018) e Currículo de Teresina (2018). Ademais, as discussões incluem os estudos de Bordini e Aguiar (1993); de Koche, Marinello e Boff (2015); de Pinheiro (2018); de Soares (2017); de Sorrenti (2019) e de Testa (2015). Como resultado, verificamos que a literatura de cordel conseguiu cativar os jovens estudantes, principalmente, em virtude das dimensões da oralidade, da linguagem e das temáticas exploradas (que envolveram também a produção dos cordelistas da região de Teresina, Piauí). Portanto, o cordel é capaz tanto de promover o engajamento dos aprendizes adolescentes com avalorização daquilo que eles têm em sua cultura local, como de efetivar o letramento literário dos discentes.

Palavras-chave:

Letramento literário. Literatura de cordel. Práticas de Leitura e de Escrita.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos