58. Análise da fala e da escrita de sujeitos egressos do Ensino Médio sob a perspectiva da Sociolinguística

Autores

  • LOPES, Ailton Soares (UEMASUL)
  • SOUSA, Alexandre da Silva (UEMASUL)
  • CAVALCANTE, Márcia Suany Dias (UEMASUL)

Resumo

     O cenário educacional brasileiro tem sofrido diversas transformações ao longo dos anos. Uma das principais é perceber que o aluno deve atuar como sujeito participante no processo de ensino e aprendizagem e que sua realidade não pode ser desconsiderada em seu protagonismo. Sobre isso, a Sociolinguística tem dado contribuições relevantes por promover reflexões, pesquisas e propostas acerca das variedades linguísticas em sala de aula a fim de resolver impasses relacionados às culturas linguísticas, no âmbito escolar, tão diversas e determinantes no desempenho dos discentes. Esta análise foi inspirada em algumas teorias estudadas na disciplina Sociolinguística, Educação e Ensino do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), especialmente a teoria do Variacionismo. O objetivo deste artigo é analisar textos orais e escritos produzidos por dois alunos egressos do Ensino Médio para avaliar a presença de variações linguísticas, bem como classificá-las na tentativa de reforçar a ideia de que essas manifestações são naturais e a sua inserção em produções que exigem a norma culta da língua é mais uma questão de desvio quanto ao domínio social do que propriamente um erro linguístico, como atestam alguns teóricos. Para isso, são apresentadas, também, algumas noções consideradas fundamentais no estudo da Sociolinguística, seguidas de análise dos resultados obtidos.

Palavras-chave:

Língua. Sociolinguística. Variações linguísticas.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos