253. Um estudo de caso: a exclusão dos alunos do Ensino Médio em tempos de pandemia e seus entraves

Autores

  • CORRÊA, Jackeline Barcelos (UENF)
  • QUIRINO, Amaro Sebastião (UENF)
  • DIAS, Aline Peixoto Vilaça (UENF)
  • VELASCO, Luiz Cláudio da Silva (ISEPAM)

Resumo

     A presente pesquisa objetiva desenvolver uma análise sobre a exclusão dos alunos do Ensino Médio, mediante o ensino ser realizado por meio das plataformas digitais neste período pandêmico. O uso das tecnologias como ferramentas facilitadoras para o processo de inclusão de alunos perpassa por diversas vertentes educacionais. A busca por uma educação eficaz e significativa, devido à diversidade existente no contexto escolar e regional constitui o foco dessa investigação. Para complementar este trabalho, realizou-se uma pesquisa nas redes sociais para análise de conteúdos seguindo as orientações do Laurence Bardin (2006). Esta discussão gira em torno da reflexão sobre o uso pedagógico das tecnologias como instrumentos estimuladores das habilidades e competências dos alunos, onde muitas vezes os alunos do interior não conseguem ter acesso e acabam ficando prejudicados com o sentimento de exclusão. Vale destacar, que estas situações já existiam e com a pandemia ficou em evidência. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível constatar que a “exclusão” ficou desacerbada com a pandemia, e que os alunos do Ensino Médio estão se sentido defasado no que diz respeito ao acesso às informações. É preciso ajustar todas as ferramentas para que todos tenham acesso e para que não haja exclusão.

Palavras-chave:

Exclusão. Ensino Médio. Estudo de Caso.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos