78. Base Nacional Comum Curricular, tecnologias digitais e língua portuguesa: uma proposta para leitura e produção textual

Autores

  • NEVES, Beatriz Araújo de Rezende (UENF)
  • SILVA, Cristiana Barcelos da (UENF)
  • VASCONCELLOS, Rackel Peralva Menezes (UENF)
  • LUNA, Poliana Campos Côrtes (UENF)

Resumo

     Esta pesquisa busca analisar a proposta da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Língua Portuguesa, principalmente, nos anos finais do Ensino Fundamental. Tendo como foco a leitura e produção de textos, nos ambientes digitais, que é onde as muitas práticas contemporâneas de leitura e escrita acontecem. Cita a quinta competência geral da BNCC como referência para tratar o letramento digital como essencial na formação do estudante segundo a base. Ressalta a relevância da formação inicial dos docentes para tal demanda e pretende refletir sobre o papel essencial que esses têm como mediador na formação crítica, criativa e ética de seus alunos. Assim desenvolvendo habilidades e competências que os auxiliem e ampliem suas práticas de leitura e produções de textos multimodais/multissemióticos na perspectiva de atender às muitas demandas multiletradas sociais cotidianas ligadas principalmente ao uso das tecnologias digitais. A investigação é, portanto, um convite para repensar o uso de tecnologias digitais nas práticas docentes de professores de LP do Ensino Fundamental.

Palavras-chave:

BNCC. Língua portuguesa. Tecnologias digitais.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos