84. Clube de leitura do Campus Ipanguaçu-IFRN: uma experiência na pandemia
Resumo
Este trabalho objetiva relatar a experiência de um clube de leitura no Campus Ipanguaçu na época da pandemia. Partindo da premissa que a leitura é uma das formas pelas quais temos acesso ao conhecimento no mundo e considerando sua necessidade para o desenvolvimento de um espírito crítico e autônomo sobre ser e estar no mundo. A sistemática de encontro é semanal para discussão de textos literários (linguagem simbólica) e de textos não literários escolhidos pela comunidade do clube. A partir das ideias de que a leitura é uma experiência humanizadora e um direito universal (CÂNDIDO, 2011) e também da perspectiva do letramento literário (COSSON, 2014). Essa ação visa o incentivo à leitura, ao letramento literário, ao engajamento dos alunos deste instituto na comunidade local como divulgadores da leitura e à consequente redução dos índices negativos apontados pelas avaliações externas e internas. A proposição também decorre da responsabilidade social dos IFs com o desenvolvimento da comunidade na qual está inserido e, também, da atribuição docente, que abrange a participação ativa no ensino, pesquisa e extensão. O projeto de extensão pretendeu corroborar na relação institucional do Campus Ipanguaçu e a comunidade local não só no contexto pandêmico, mas de maneira permanente.