237. Rota bioceânica – Brasil e Paraguai – numa proposta textual: Histórias em Quadrinhos (HQS) nas possibilidades da translinguagem

Autores

  • LEMES, Antônia Aparecida da Silva (UEMS)
  • GOMES, Nataniel dos Santos (UEMS)

Resumo

     O trabalho visa traçar uma rota bioceânica entre o Brasil e o Paraguai, numa proposta de gêneros textuais, com a ênfase nas Histórias em Quadrinhos (HQs). Elas representam uma linguagem que apresenta múltiplas facetas acerca de elementos verbais e não verbais e possibilidades de aplicações que podem ser exploradas no âmbito das instituições de ensino de base e consegue levar subsídios para desenvolver a competência de ler/interpretar/criar no meio social pedagógico que transgridem as fronteiras linguísticas no corredor bioceânico – Brasil e Paraguai. Ao proporcionar um repertório linguístico diversificado de interação cultural e faz ressignificar o que está chegando: novos tempos, novos espaços: na heterogeneidade dos falantes dos dois países na rota. A proposta é uma tentativa de contribuir por meio de uma abordagem no aspecto da translinguagem.

Palavras-chave:

Corredor. Translinguagem. Histórias em quadrinhos.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos