73. As variedades linguísticas na região Norte Fluminense: uma perspectiva sob o olhar das professoras alfabetizadoras da rede de ensino de Campos dos Goytacazes-RJ

Autores

  • BARCELOS, Ananda Dias (UENF)
  • FREITAS, Bianca Amaral (UENF)
  • SIQUEIRA, Flávia Lopes Barbosa (UENF)
  • FREITAS, Raquel França (UENF)

Resumo

     A partir da elaboração do corpus “A língua falada na Região Norte Fluminense”, o presente trabalho tem por objetivo coletar material linguístico em forma de entrevistas semiestruturadas, pautadas na metodologia de coleta e transcrição dos dados do Grupo de Estudos Discurso & Gramática, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Além disso, compreender de que forma as professoras alfabetizadoras concebem a variação linguística na sua prática pedagógica. Para isso, valemo-nos de alguns teóricos como Soares (2004; 2016); Rossi (2012); Bagno (2008); Mortatti (2006; 2010); Gontijo (2009); Cagliari (2009) entre outros. Assim, depreendemos alguns resultados iniciais, pois a pesquisa ainda se encontra em andamento, como: nas falas coletadas, identificamos que as docentes possuem uma compreensão equivocada de frases e palavras ditas e escritas como “erradas” ou “certas” e que a variação linguística não é trabalhada no processo de alfabetização e letramento.

Palavras-chave:

Alfabetização. Sociolinguística. Variação linguística.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos