184. O reflexo do método positivista no ensino de Literatura: o romance experimental de Émile Zola em foco

Autores

  • MORAES, Carlos Wiennery da Rocha (UFT)

Resumo

     Este artigo tem por finalidade retomar a antiga discussão acerca da influência do positivismo no ensino de Literatura, com o intuito de mostrar que essa prática ainda vigora, de maneira fragmentada e sem sentido para o alunado. Essa experiência recorrente compromete seriamente o seu processo de ensino e aprendizagem, visto que muitos alunos não sabem por que estudar literatura, e, portanto, não apreciam o sentido dos textos e das obras literárias estudadas no âmbito escolar. Ao propormos tal reflexão, indagamos: “Por que a prática de ensino de Literatura continua repetindo o tradicional modo de ensinar a partir de recortes literários isolados?”. Desse modo, o objetivo desta pesquisa é dialogar com a perspectiva epistemológica que ajuda a elucidar por que razão o ensino de literatura é fragmentado, tradicional e historiográfico e não propicia a escolarização literária adequadamente. Para tanto, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa e de investigação bibliográfica, entre os meses de julho a setembro de 2020. No final, constatamos que a influência do positivismo na literatura, inaugurada pelo manifesto O romance experimental, de Émile Zola, repercutiu, intensamente, na forma fragmentada, fixa e objetivante da escola literária chamada naturalismo, a qual teve muitos adeptosno mundo. Por este motivo, seu ensino não dá ao leitor chance de usar a sua subjetividade imaginativa diante da fixidez dessas obras. O leitor fica incapaz de produzir uma experiência de leiturahumanizadora e em ato, nos termos da fenomenologia.

Palavras-chave:

Fenomenologia. Positivismo. Ensino de Literatura.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos