89. Contato linguístico português – espanhol: percepções sobre a escrita de alunos do 5º ano de uma escola da rede municipal de boa vista-RR

Autores

  • PEREIRA, Janaina de Souza (UERR)

Resumo

     Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre os fenômenos decorrentes do contato das línguas portuguesa e espanhola em produções escritas de alunos venezuelanos matriculados no 5⁰ ano do ensino fundamental de uma escola municipal situada em Boa Vista-RR. As discussões teóricas baseiam-se em teorias sociolinguísticas (AZEVEDO, 2013; BORTONI-RICARDO, 2008; LABOV, 2008) e de línguas em contato (COUTO, 2009). Utilizou-se, como procedimento metodológico, uma pesquisa de caráter microetnográfico de abordagem qualitativa, tendo como objeto de análise textos produzidos em sala de aula por alunos de nacionalidade venezuelana. Este trabalho possibilitou reflexões sobre fenômenos ocasionados pelo contato linguístico entre português-espanhol, bem como compreensão sobre as dificuldades dos alunos em relação à escrita em língua portuguesa e, consequentemente, maior consciência sobre os procedimentos pedagógicos a serem adotados nas aulas.

Palavras-chave:

Escrita. Português-Espanhol. Contato linguístico.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos