153. Literatura no Ensino Médio: uma revisão de documentos oficiais

Autores

  • RAMOS, Penha Élida Ghiotto Tuão (UENF)
  • MARTINS, Analice de Oliveira (UENF)

Resumo

     No currículo escolar, a Literatura encontra-se associada aos conteúdos de Língua Portuguesa: de forma indireta, no Ensino Fundamental, por se integrar às atividades de leitura e escrita; e direta, no Ensino Médio, quando a palavra literatura, bem como informações a seu respeito, passa a compor o repertório da disciplina. Partindo do princípio de que ensinar Literatura também é possibilitar ao estudante a apreensão desta enquanto linguagem, a presente pesquisa teve como objetivo compreender a denotação dada ao ensino de Literatura dirigido ao Ensino Médio nos documentos oficiais que orientam e/ou regulam a prática docente. Para tanto, foi realizada a leitura dos textos oficiais de normatização do ensino de Língua Portuguesa, a saber, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM e PCN+) e a BNCC. Também foram consideradas as contribuições teóricas de Rouxel (2013), Dalvi (2013) e Rezende (2013). Fez-se, assim, uma pesquisa exploratória, baseada no estudo documental e em uma abordagem qualitativa. Foi possível observar que, à medida que foram sendo atualizados, os textos oficiais ampliaram as discussões sobre o ensino de Literatura, retirando-o da condição subalterna de “pretexto” para outros estudos, como os meramente linguísticos. Ainda que a abordagem sobre o literário seja passível de críticas, é possível considerar um avanço o papel atribuído à Literatura nos documentos de referência mais recentes.

Palavras-chave:

Ensino. Letramento. Documentos oficiais.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos