43. A relação entre tecnologias, educação e ensino de língua portuguesa em tempos da “Sars cov-2”

Autores

  • NETO, Antonio Cilírio da Silva (UEMA)
  • LIMA, Ítalo Ramon Melo (UEMA)

Resumo

     O objetivo de construção deste artigo foi refletir sobre a relação entre tecnologias e educação em tempos de pandemia para o ensino de língua portuguesa. Diante disso, tivemos como principais referenciais teóricos: a teoria da multiplicidade de Deleuze, os pressupostos defendidos por Michel Serres na obra Polegarzinha, em que o autor fala da relação das tecnologias com a educação, em Guattari e Pierre Lévy com relação ao uso das tecnologias, além dos fundamentos de Vigotsky. Contudo, nos baseamos em pesquisas bibliográficas e de cunho qualitativo, porque nosso ponto de partida não pode ser fechado nem restrito, já que a realidade, tanto teórica quanto prática, nessa produção é evidentemente complexa e exige uma postura madura e aberta. Por fim, concluímos que os pesquisadores que investigam as teorias do mundo digital dispensam importantes reflexões nas práticas de ensino, na elaboração de propostas educacionais e na produção de materiais para esse ensino, e nos faz, ainda, refletirmos sobre a relação educação e meios tecnológicos em tempos da pandemia da Covid-19 (Sars: Cov-2).

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias. Ensino de Língua Portuguesa.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos