16. A imagem da mulher em anúncios de cerveja: um estudo semiótico

Autores

  • PEREIRA, Larissa Silva (UFMS)

Resumo

    Mais do que produtos, os anúncios publicitários vendem ideologias, desejos, sensações e, para que o objetivo almejado seja alcançado, utilizam recursos verbais e não verbais, a fim de persuadir o consumidor. Nessa conjuntura, este trabalho tem o propósito de analisar, por meio da mobilização de conceitos semióticos, textos que consolidam a cultura machista, reproduzidas em campanhas publicitárias de cerveja. O aparato teórico para o desenvolvimento da pesquisa está presente nos estudos de Barros (2005), Fiorin (2002), Greimas e Cortés (2008), Maingueneau (2004), Pietroforte (2004), entre outros. A pesquisa se justifica pela necessidade de problematizar impactos negativos devido à veiculação na sociedade de determinados textos publicitários por meio da mídia. Este artigo compreenderá as seguintes etapas: exposição do objeto (anúncios das marcas Schin e Schlitz) e, posteriormente, haverá a descrição da relação entre o plano do conteúdo e o plano da expressão presente nesses textos.

Palavras-chave:

Cerveja. Mulher. Semiótica Greimasiana.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos