143. Língua estrangeira, currículo e motivação docente: uma análise da percepção de ensino de inglês no anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • VASCONCELLOS, Rackel Peralva Menezes (UENF)
  • LUNA, Poliana Campos Côrtes (UENF)
  • NEVES, Beatriz de Araújo Rezende (UENF)

Resumo

     Muito se tem discutido sobre uma aprendizagem significativa, que envolva o aluno. Definitivamente, para que esse processo se dê é preciso reconhecer a peça-chave no direcionamento da Educação: o professor. Talvez uma questão a ser pensada, seria o fato de que em sua grande maioria, as salas de aulas ainda têm a mesma estrutura e utilizam os mesmos métodos usados na educação do século XIX: as atividades ainda são baseadas quadro e papel, e o professor continua ocupando a posição de protagonista, detentor e transmissor da informação. Essa prática, nas aulas de Língua Inglesa, fica ainda mais evidente. Isso ocorre principalmente em escolas públicas onde, a relação ensino–aprendizagem do inglês é observado com preconceito, na qual os professores, em sua maioria, consideram que os alunos são incapazes de aprender outro idioma, uma vez que, possuem dificuldade de aprender o próprio português. No ano de 2012 foi implantado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro o Currículo Mínimo, um documento que objetiva nortear o trabalho dos profissionais da educação, orientando-os na elaboração e desenvolvimento de suas aulas. O presente trabalho pretende analisar a implementação do Currículo Mínimo de Língua Inglesa na rede estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Palavras-chave:

Currículo. Língua estrangeira. Motivação docente.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos