179. O plano de estudos do Colégio de Guiena (1583): uma análise sob a ótica da Historiografia Linguística

Autores

  • SANTOS, Melyssa Cardozo Silva dos (UFF)

Resumo

     O plano de estudos do Colégio de Guiena, ou Schola Aquitanica, foi um importante regimento escolar que influenciou a educação humanística no período do renascimento na França e em Portugal. Esse documento foi elaborado pelo humanista André de Gouveia, que buscava reformar o colégio bordalês por meio do ensino dos grandes colégios parisienses. Gouveia criou o programa de estudos baseado na lectio, disputatio e repetitiones, projetando o ensino de gramática e latinidades. Além do Schola Aquitanica estabelecer os clássicos greco-romanos que deveriam ser estudados, a gramática latina quinhentista Commentarii Grammatici, de Johannes Despauterius, foi o principal material didático para o ensino de latim no colégio. Para alcançarmos nossos objetivos, utilizaremos os fundamentos teórico-metodológicos da Historiografia Linguística, de Pierre Swiggers (2013), procurando investigar e descrever o Schola Aquitanica e as suas dez classes de gramática. Analisaremos de que forma as classes eram divididas, os conteúdos didáticos aplicados ao ensino no colégio à época de André de Gouveia e o pensamento linguístico no plano de estudos renascentista, que formavam um modelo de ensino chamado modus parisiensis, e influenciou na fundação do Colégio das Artes de Coimbra (1548), que reuniu em seu corpo docente inicial, mestres que atuaram em Bordeaux e Paris.

Palavras-chave:

Educação Humanística. Historiografia Linguistica. Schola Aquitanica.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos