147.Com o presente texto, preten Linguística Textual e produção de subjetividade: análise da intenção pragmática contida em enunciados típicos e cotidianos da/na linguagem de professores

Autores

  • COSTA, Priscila Venâncio (UFT)
  • SILVA, Rosélia Sousa (UFT)

Resumo

     Com o presente texto, pretendemos realizar uma breve abordagem analítico-refle-xiva, à luz da Linguística Textual, das intenções pragmáticas contidas em discursos cotidianos proferidos por professores em contextos de produção em sala de aula, tendo como o corpus de pesquisa as frases “A porta está aberta e Quando eu era aluno, a gente respeitava o professor”, selecionadas na internet por meio da ferramenta de busca do Google. Para isso, realizamos incursão em alguns referenciais teóricos tais como John Austin, Mikhail Bakhtin, Paul Grice e Oswald Ducrot que nos auxiliam na observação da Pragmática no processo comunicacional e nas realizações do ser humano por meio dos atos de fala. Como discussões e resultados, obtivemos uma visão singular das intenções pragmáticas no contexto de produção recortado para análise, propiciando-nos momentos de relevante reflexão acerca da abrangência significativa dessas intenções.

Palavras-chave:

Análise. Linguística Textual. Produção de subjetividade.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos