234. Resistência há quase um século: a Associação de Imprensa Campista e sua influência ao longo tempo na construção e desenvolvimento do ethos jornalístico local

Autores

  • PESSANHA, Letícia Nunes (UENF)

Resumo

     O jornalismo é uma atividade humana muito antiga. Com o advento da Revolução Industrial, houve a expansão da atividade de imprensa. Contudo, o jornalismo ainda era pouco prestigiado e passou por um longo processo de profissionalização. A categoria precisou se unir para a criação da identidade, para o estabelecimento de comunidade e cultura norteadora, além da elaboração de códigos de ética e a construção de entidades representativas. Nesse contexto, surgiu a Associação de Imprensa Campista, criada em Campos dos Goytacazes, no dia 17 de junho de 1929. Baseado na hipótese de que a AIC em sua trajetória de quase um século prima pela contribuição na formação acadêmica e profissional dos indivíduos interessados, a partir da discussão de temas importantes para os contextos político, histórico e social, o trabalho tem como objetivo principal compreender a intenção da entidade ao longo de suas diretorias na constituição do ethos jornalístico. Nas primeiras percepções, pode-se observar que a associação é um símbolo de representatividade e sua força está bem presente na história do município, onde há um cenário de produção jornalística resistente.

Palavras-chave:

Associação. Ethos. Jornalismo.

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Publicado

29-12-2020

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Seção

Artigos