183. O que dizem as pesquisas sobre o Português como Língua de Acolhimento – PLAc

Autores

  • ARAÚJO, Elândia Gomes (UERR)
  • ZAMBRANDO, Cora Elena Gonzalo (UERR e UFMG)

Resumo

     Esta pesquisa surge com o objetivo de elencar os estudos científicos produzidos por meio de dissertações, teses e artigos publicados em periódicos acadêmicos e no banco de dados da CAPES, no período de 2015 a 2020, sobre o uso do termo “Português como Língua de Acolhimento – PLAc”, a fim de mapear a produção científica sobre essa temática e, assim, instigar futuras pesquisas neste âmbito. O interesse por este tema emerge devido à realidade atual vivenciada pelos docentes do sistema educacional brasileiro, sendo o aumento significativo de alunos imigrantes matriculados nas escolas, com isso, se faz relevante a pesquisa sobre como vem sendo desenvolvido o ensino da língua portuguesa e quais as contribuições para a prática do professor nas instituições de Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, embasada nas discussões apresentadas por Grosso (2010), Cabete (2010), Zambrano (2019), entre outros.

Palavras-chave:

Alunos imigrantes. Revisão de Literatura. Português como Língua de Acolhimento (PLAc).

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos