229. Reflexões sobre o uso de regras não padrão, decorrente da diferença dialetal, na escrita de alunos do 8º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental
Resumo
Esta pesquisa se insere na área dos estudos linguísticos, especificamente na Sociolinguística. Busca-se refletir o uso de regras não padrão, decorrente da diferença dialetal, na escrita dos alunos. Nesse contexto, é feita a análise de produção textual de alunos do oitavo ano de uma escola pública da rede municipal da cidade de Açailândia-MA, com o propósito de identificar se há uso de regra linguística não padrão, pelos educandos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. A partir disso, discutem-se questões sobre variação linguística no ambiente escolar; a fala e escrita: o uso de regras não padrão e as diferenças dialetais; o ensino de Língua Portuguesa, a fim de trazer essas reflexões para o âmbito escolar. Para formar o arcabouço teórico desta pesquisa, utilizou-se autores como Bagno (2015), Bortoni-Ricardo (2019; 2005; 2004), Coelho et al. (2015), Erickson (1987), Marcuschi (2010), Neves (2003), Soares (2017), bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O uso de regras não padrão, observado na escrita dos alunos, decorre do contexto social no qual eles estão inseridos, uma vez que grande parte dos educandos é de áreas periféricas do município. A relevância desta pesquisa se dá por ela poder contribuir para o ensino de língua materna, pois se acredita que, quanto mais os professores estiverem cientes da variação linguística e empenhados em entender os porquês de os alunos apresentarem desvios da norma-padrão, poderão mediar o ensino de tal forma que o educando apresente melhores resultados de aprendizagem e questões de preconceito linguístico, em sala de aula, serão mais facilmente combatidas.