229. Reflexões sobre o uso de regras não padrão, decorrente da diferença dialetal, na escrita de alunos do 8º ano de uma escola pública de Ensino Fundamental

Autores

  • LIMA, Matheus Carvalho (UEMASUL)
  • SILVA, Maria da Guia Taveiro (UEMASUL)

Resumo

     Esta pesquisa se insere na área dos estudos linguísticos, especificamente na Sociolinguística. Busca-se refletir o uso de regras não padrão, decorrente da diferença dialetal, na escrita dos alunos. Nesse contexto, é feita a análise de produção textual de alunos do oitavo ano de uma escola pública da rede municipal da cidade de Açailândia-MA, com o propósito de identificar se há uso de regra linguística não padrão, pelos educandos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de cunho etnográfico. A partir disso, discutem-se questões sobre variação linguística no ambiente escolar; a fala e escrita: o uso de regras não padrão e as diferenças dialetais; o ensino de Língua Portuguesa, a fim de trazer essas reflexões para o âmbito escolar. Para formar o arcabouço teórico desta pesquisa, utilizou-se autores como Bagno (2015), Bortoni-Ricardo (2019; 2005; 2004), Coelho et al. (2015), Erickson (1987), Marcuschi (2010), Neves (2003), Soares (2017), bem como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O uso de regras não padrão, observado na escrita dos alunos, decorre do contexto social no qual eles estão inseridos, uma vez que grande parte dos educandos é de áreas periféricas do município. A relevância desta pesquisa se dá por ela poder contribuir para o ensino de língua materna, pois se acredita que, quanto mais os professores estiverem cientes da variação linguística e empenhados em entender os porquês de os alunos apresentarem desvios da norma-padrão, poderão mediar o ensino de tal forma que o educando apresente melhores resultados de aprendizagem e questões de preconceito linguístico, em sala de aula, serão mais facilmente combatidas.

Palavras-chave:

Escrita. Diferenças dialetais. Ensino Fundamental.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos