268. Variedade linguística, forró e gêneros textuais: uma proposta de sequência didática com base no gênero canção

Autores

  • AQUINE E CASTRO, Marcela Coitinho de (UVA)
  • MOTA, Graziela (UVA)

Resumo

     O presente trabalho tem como objetivo principal propor uma sequência didática, a partir dos modelos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Costa-Hubes (2009), utilizando o gênero canção e, como tema transversal, a diversidade linguística. Para realizar essa proposta foi necessário refletir sobre os estudos voltados ao combate ao preconceito linguístico na Sociolinguística e à procura da compreensão e prática das diferenças existentes entre língua e gramática normativa (AZEVEDO. 2018). Além do mais, uma análise do cenário escolar do ensino da Língua Portuguesa e o papel que a diversidade linguística possui na nova Base Nacional Comum Curricular foram cruciais para a criação da proposta de sequência didática. O gênero canção, devido ao seu caráter multissemiótico e rico para uma percepção crítica (COSTA, 2003), foi escolhido para ser trabalhado em seis fases na proposta de sequência didática. A intenção da proposta é exemplificar atividades voltadas ao aprendizado crítico da diversidade linguística do Português Brasileiro, que podem ser trabalhadas em salas de aula de diferentes locais e realidades brasileiras.

Palavras-chave:

Sequênciadidática. Diversidade linguística. Gênero canção.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos