130. Humor e crítica nos memes da pandemia de Covid-19: uma análise dialógica

Autores

  • INSFRAN, Milena dos Reis (UEMS)
  • CHAVES, Aline Saddi (UEMS)

Resumo

     Desde seu advento nos anos 1990, a Internet se tornou uma das mais importantes ferramentas de comunicação e relacionamento entre usuários. Neste ambiente virtual, as redes sociais são o espaço em que são produzidos e postos em circulação os mais variados discursos, manifestando pontos de vista sobre temas polêmicos da sociedade. O meme é um dos gêneros discursivos que circulam neste espaço, com características marcantes: a rapidez de propagação, o forte apelo à imagem, a tonalidade dialógica investida de humor e crítica. Fundamentado na Análise dialógica do discurso, este artigo tem por objetivo analisar memes cuja temática gira em torno da pandemia de Covid-19. O corpus é composto por três memes que abordam, respectivamente, o debate polêmico sobre o uso do medicamento cloroquina e a reação de pessoas idosas e do povo brasileiro frente à pandemia. Este recorte nos conduz à hipótese de que o meme é um gênero discursivo que permite abordar um assunto sério, que envolve questões sanitárias e políticas, em tom lúdico e cômico, isto é, divertindo e, ao mesmo tempo, introduzindo a crítica de forma irônica.

Palavras-chave:

Meme. Pandemia de Covid-19. Análise dialógica do discurso.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos