71. As reflexões sobre alfabetização e letramento na formação pedagógica

Autores

  • VELASCO, Luiz Cláudio da Silva (ISEPAM)
  • QUINTINO, Amaro Sebastião de Souza (UENF)
  • DIAS, Aline Vilaça Peixoto (UENF)
  • CORRÊA, Jackeline Barcelos (UENF)

Resumo

     O presente estudo busca abordar conceitos sobre alfabetização e letramento com o objetivo de elucidar suas diferenças. O trabalho de pesquisa busca abordar conceitos relevantes na formação pedagógica, para que os professores e os futuros pedagogos possam consultar, esclarecer e estudar sobre alfabetização e letramento. A metodologia da pesquisa teve como base as fontes dos estudos dos documentos legais que amparam a educação brasileira, concomitante aos teóricos: Soares (2014), Freire (1976), Marchuski (2010), Tfouni (2006), entre outros. Tal estudo aponta para o desconhecimento dos futuros professores diante da temática, que é de suma importância para a prática pedagógica. Sendo assim, os autores apresentam seus apontamentos de forma clara e objetiva para auxiliar os entendimentos dos futuros alfabetizadores. Tanto a alfabetização quanto o letramento são processos contínuos, que devem ser compreendidos pela equipe pedagógica para que se realize um trabalho consciente entre quem estuda e quem aprende.

Palavras-chave:

Alfabetização. Letramento. Formação pedagógica.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos