77. Aulas de literatura no ensino médio: entre a teoria e a prática

Autores

  • SILVA, Graciane Martins da (UFT)
  • GOMES, Elem Kássia (UFT)

Resumo

     Este trabalho pretende compartilhar resultados de uma pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de Letras. Realizamos uma reflexão sobre a maneira como ocorrem as aulas de Literatura no ensino médio de uma escola pública estadual, propondo um paralelo entre a teoria e a prática, de modo a cotejar os documentos legais que regem o ensino de Literatura com a prática de sala de aula. A justificativa para este estudo foi a necessidade da busca por respostas acerca de questionamentos levantados a partir de questionamentos como estes: por que há uma ausência significativa de aulas de Literatura no ensino médio? O ensino de Literatura nessa etapa está tendendo ao fracasso? Por quê? Para tanto, a realização deste estudo contou com pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, por meio de questionário semiestruturado destinado aos professores. A fundamentação teórica teve as contribuições de Antônio Cândido (2004), William Cereja (2005), Rildo Cosson (2006; 2011). Tal referencial contribuiu para a compreensão dos dados e elaboração de proposta interventiva diante das limitações das estratégias realizadas nas aulas de Literatura, mas sem apontar culpados e sempre buscando compreender as nuances do fazer pedagógico.

Palavras-chave:

Literatura. Ensino Médio. Letramento literário.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos