86. Conceito de letramento e suas implicações linguísticas
Resumo
A presente comunicação visa promover uma discussão sobre o conceito de letramento multimodal e o seu papel na abordagem dos multiletramentos e como estão contextualizadas nas realidades linguísticas. A escolha do letramento justifica-se pelo pressuposto de que o repertório linguístico do falante é dinâmico e inacabado, e as escolhas linguísticas são baseadas nas necessidades adaptativas do sujeito a contextos monolíngues (GARCÍA et al., 2017). Nessa perspectiva, a língua é entendida como prática social e cultural, discursivamente orientada, contemplando códigos e recursos multissemióticos e sistemas simbólicos, utilizados pelos sujeitos para a configuração do que entendem como realidade (ROCHA; MACIEL, 2015). Sendo a pesquisa de natureza bibliográfica, a partir de levantamento em diversos periódicos nos últimos dez anos. Procurando elucidar como a literatura conceitua os multiletramentos e o letramento multimodal em busca de definições, características, saberes envolvidos e encaminhamentos pedagógicos em cada uma, e, em segundo lugar, verificar o seu papel. É valido afirmar que a linguagem presente favorece a construção do conhecimento linguístico, principalmente em decorrência do contexto espaço-temporal, histórico, geográfico, político e social. Em última instância, este levantamento propõe um debate entre pesquisas sobre o assunto na tentativa de entender o letramento multimodal e esclarecer de que maneira cada um desses trabalhos se alinham ou se distanciam em suas discussões.