47. A Semântica no livro didático de Língua Portuguesa e a significação dos relatos e mapas mentais dos catadores de açaí

Autores

  • SANTOS, Bruna Sousa dos (UEMASUL)
  • SOUSA, Sirley Cunha de (UEMASUL)
  • NOGUEIRA, Sônia Maria (UEMASUL)
  • GONÇALVES, Luciléia Ferreira L. (UEMASUL)
  • COSTA, Fabrício França (E. M. José de Ribamar Fiquene)

Resumo

     Esta pesquisa insere-se na Linha de pesquisa em Linguagem, Memória e Ensino, desenvolvida pelo GELMA/UEMASUL, tem como objetivo geral investigar o patrimônio cultural e da memória dos cooperados da Cooperativa dos Açaizeiros da Região Tocantina – Cooaçaí, sediada na cidade de Vila Nova dos Martírios-MA. E os objetivos específicos: analisar o conteúdo da semântica no livro didático do 7º ano do ensino fundamental; descrever o contexto sociocultural e caracterizar o patrimônio cultural, contido nos registros de memória dos catadores de Açaí. Adotamos a metodologia de abordagem qualitativa, com pesquisa documental e de campo, com as técnicas de entrevista e uso de mapas mentais. Fundamenta-se nos estudos de Cançado (2012) e Kozel (2018). Os resultados apontam que o estudo semântico, especificamente, fenômenos linguísticos geradores de ambiguidade, são fundamentais para que o aluno não tenha dificuldades na leitura e produção textual. No processo, os alunos representaram em desenhos – mapas mentais – a significação que o açaí tinha para cada um deles; e possuíam certo vínculo, já que alguns dos seus familiares trabalhavam com a coleta ou a venda do açaí. Por fim, a análise da linguagem verbal e não verbal nos mapas.

Palavras-chave:

Livro Didático. Mapas mentais. Semântica da língua portuguesa.

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Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos