55. Alfabetização e letramento digital: um retrato do trabalho docente no contexto pandêmico no Municipio de Campos dos Goytacazes-RJ

Autores

  • BARCELOS, Ananda Dias (UENF)
  • FREITAS, Bianca Amaral (UENF)
  • SIQUEIRA, Flávia Lopes Barbosa (UENF)
  • FREITAS, Raquel França (UENF)

Resumo

     Sabe-se que o atual contexto pandêmico causou um grande impacto para todos os profissionais, inclusive para aqueles que atuam na área da educação, fazendo-se assim necessário rever o modo de como alfabetizar e tornar letrado os discentes do ciclo alfabetizador. O presente artigo tem como objetivo analisar como vem sendo feita a alfabetização e o letramento digital no atual contexto de distanciamento no Município de Campos dos Goytacazes-RJ, assim como os desafios enfrentados pelos alfabetizadores para atender essa demanda. Para a realização deste trabalho, utilizamos como suporte teórico Soares (2004), Coscareli (2005) e Freitas (2010). A metodologia utilizada para a elaboração deste artigo é de base quali-quantitativa, respaldada em pesquisas bibliográficas e entrevistas com questões semiestruturadas, tendo como público-alvo educadores que atuam na alfabetização do município em questão. Pretende-se com esta análise, identificar propostas de intervenção com o intuito de facilitar o processo de ensino–aprendizagem no âmbito tecnológico.

Palavras-chave:

Alfabetização. Pandemia. Letramento Digital.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Edição

Seção

Artigos